A Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com a Fundação Japão, inaugurou a exposição Ambientes Construídos: Um guia alternativo do Japão. A mostra revela fotografias, textos e vídeos que relacionam a arquitetura e obras de construção civil com a história e a geografia japonesas. A entrada é franca.
A proposta é oferecer ao público a oportunidade de conhecer o Japão por meio de aspectos pouco explorados pelos guias turísticos tradicionais. A mostra, que já passou por outros países, começou por São Paulo e está sendo levada para mais seis capitais.
Sendo um arquipélago, o Japão está sujeito a desastres naturais, como terremotos, erupções vulcânicas, tsunamis e tufões. Outras condicionantes também justificam as formas dos intrigantes edifícios, como as mudanças culturais e econômicas, a conjuntura histórica e o avanço tecnológico.
De meados do século XX, passando pelo cenário pós-guerra, até os dias atuais, as construções transmitem o pensamento de cada época, desde momentos de crescimento econômico até guerras, problemas populacionais e proposições de um modo de vida mais sustentável.
Por meio da arquitetura, o público tem contato com a cultura e os valores da sociedade japonesa.
fonte: FCC
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.