Nos dias 08, 09 e 10 de julho, a Estação Espacial Internacional – ISS terá sua passagem visível pelo céu do Sul e Sudeste brasileiro.
Na quinta-feira (08), a passagem ocorrerá entre às 18h14 e 18h17 e será pouco visível. Já na sexta-feira (09), das 19h03 às 19h07 e no sábado das 18h15 às 18h21 ela estará muito brilhante, sendo possível vê-la facilmente.
A Estação Espacial Internacional, conhecida como ISS (International Space Station), é a maior estrutura já montada no espaço pelo homem. Produto do esforço de 15 países, a ISS é um moderno laboratório para observação da Terra e realização de experimentos em ambiente de baixa gravidade.
A montagem da ISS iniciou-se em 1998 e foi oficialmente terminada em 08 de junho de 2011. Com um custo de aproximadamente 150 bilhões de dólares, a ISS foi montada pedaço por pedaço, e a maioria dos módulos que a constituem foram fornecidos pelos Estados Unidos e pela Rússia.
A Estação Espacial Internacional é monitorada pela NASA, agência espacial estadunidense, e pelas agências espaciais da Rússia, Japão, União Europeia e Canadá.
A ISS possui 109 metros de largura, 73 metros de comprimento, 20 metros de altura e uma massa de 450 mil quilos. A plataforma está orbitando a uma altura aproximada de 400 km da superfície terrestre, com uma velocidade de aproximadamente 28.000 km/h, o que lhe confere um período de translação ao redor da Terra de 90 minutos (1,5 hora).
De acordo com informações do Parque da Ciência Newton Freire Maia, a estação passa todos os dias em nosso céu, porém, nem sempre podemos vê-la. “Na maioria das vezes a passagem ocorre durante o dia, e aí não percebemos por causa da luminosidade do sol. As passagens visíveis são sempre no início da noite ou um pouco antes do sol nascer, como acontecerá nesta semana.”
Ficou em dúvida para onde olhar? Neste site, você digita seu endereço e confere exatamente onde ela irá passar.
fonte: Parque da Ciência/Mundo Educação UOL
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.