No próximo final de semana, dias 26 e 27 de junho, às 16h, a Cia Trupe Liuds apresenta o espetáculo Rádio Paranoia. As apresentações acontecem na página do Facebook e no canal do YouTube do Teatro Arthur Azevedo.
A peça conta a história conta a história de dois palhaços que, conduzidos pela programação de uma rádio, vivenciam transformações midiáticas, como a chegada da tv e dos smartphones. Em uma jornada atemporal, os protagonistas evidenciam o processo de alienação midiática que ocorre no Brasil e no mundo.
O espetáculo Rádio Paranoia, questiona a relação do público com a mídia e como ela afeta as decisões e escolhas das pessoas. Dois palhaços negros manipulados pela programação de uma rádio, representada por dois músicos/locutores e um DJ conduzem o cotidiano, narrando e ditando a peça. Desde os afazeres domésticos até os prazeres cotidianos, os dois palhaços acabam por estabelecer uma relação afetiva e dependente dos aparatos tecnológicos.
De maneira lúdica e crítica, os artistas Dede Ferreira e Valmir Santana entram em contato com as transformações tecnológicas, chegada da tv, computadores e smartphones, trazendo à tona as seguintes questões: Até que ponto a mídia controla e escraviza os corpos e identidades na sociedade atual? Qual o impacto dessas mudanças no cotidiano do homem comum? Como a tv afeta a sua vida e sua forma de consumo? E o que pensar da dependência causada pelos smartphones nas crianças?
A discussão sobre os processos históricos dos meios de comunicação tecnológicos e suas influências na sociedade, ocorre durante todo espetáculo sem que isso seja dito através de um discurso. A relação mídia controladora x palhaços manipulados expõe poeticamente o aprisionamento em que há sempre um outro que diz o que devemos pensar e consumir sem que haja espaço e possibilidade de reflexão.
Para assistir ao espetáculo no Facebook, clique aqui. Já para assistir no YouTube, o link é este.
fonte: Teatro Arthur Azevedo SP
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.