O Museu Oscar Niemeyer (MON), recebe a obra “Spider“, da artista francesa Louise Bourgeois. A escultura vai permanecer em exposição no hall do museu, entre as salas 1 e 4, até o dia 17 de novembro.
Desde a década de 1940, as aranhas estão presentes em desenhos, gravuras, pinturas e esculturas da artista, em um longo processo de condensação de sentidos. Equilibrada em suas oito pernas, com terminações que remetem à agulha e ao bordado, a figura de mais de 3 metros de altura em bronze, carrega o simbolismo da constante investigação da condição feminina no mundo. “Seu trabalho, marcado fortemente pela presença de aranhas em diversas formas de apresentação, instiga o questionamento sobre o ser mulher e a dominação masculina nas relações”, explica Juliana Vosnika, diretora-presidente do Museu.
Depois de permanecer pouco mais de duas décadas em regime de comodato ao lado do Museu de Arte Moderna, em São Paulo, em dezembro do ano passado a obra pertencente à Coleção Itaú Cultural começou uma série de itinerâncias pelo país.
fonte: Museu Oscar Niemeyer e Itaú Cultural
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.