Até o dia 8 de dezembro, Curitiba recebe uma releitura da clássica obra de Miguel de Cervantes no palco da Caixa Cultural. Os atores Leonardo Brício e Kadu Garcia apresentam o espetáculo Dom Quixote, em uma adaptação que aproxima o enredo clássico aos dias atuais. Com sessões de quinta-feira a domingo, a encenação transporta o público ao universo quixotesco em uma temporada de dez apresentações.
A montagem, adaptada por Geraldo Carneiro e dirigida por Fernando Philbert, revisita o mundo de Dom Quixote em meio aos desafios modernos. Substituindo moinhos de vento por ameaças das grandes cidades, a peça explora as batalhas contemporâneas de sobrevivência e busca por ideais. “Mas nós, novos Quixotes das grandes cidades, seguimos movidos pela capacidade de sonhar, pelo amor, pela empatia e a busca pela felicidade”, afirma Leonardo Brício.
Um clássico repaginado
Escrito por Cervantes no século XVI, o conto é uma das obras mais influentes da literatura universal. Na trama, o personagem central embarca em uma jornada fantástica, lutando contra inimigos imaginários e em busca de sua amada Dulcineia. Esta nova adaptação mantém o coração da história, mas incorpora elementos contemporâneos no cenário e na interpretação, com projeções, tecidos que remetem a grandes velas e adereços modernos que capturam a essência da história em um ambiente atual.
Oficina de palhaçaria
Além das apresentações, a temporada conta com uma oficina prática ministrada por Kadu Garcia. Com o título “Princípios da Palhaçaria”, o workshop ocorre no dia 6 de dezembro, oferecendo aos participantes uma imersão nas técnicas de atuação do palhaço. O curso é direcionado para maiores de 16 anos, estudantes de artes cênicas, artistas e interessados na linguagem do palhaço.
O teatro oferece acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD) e a peça também terá uma sessão inclusiva no dia 30 de novembro, com interpretação em LIBRAS.
Os ingressos estão a venda na bilheteria do teatro ou através da plataforma Sympla, com valores de R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada). Para adquirir seu ingresso de forma on-line, clique aqui.
A classificação indicativa é livre para todos os públicos.
fonte: Caixa Cultural Curitiba
imagem destaque: Carlos Grun
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da organização do espaço.