Para estimular a vivência lúdica do tema folclore entre a criançada, a Editora Estrela Cultural lança no sábado, dia 09 de novembro, das 16h às 19h, a obra”Monstronário – Monstros e assombrações do Brasil de A a Z“, escrita pela jornalista Lúcia Tulchinski e ilustrado por Alexandre Carvalho.
Trinta e sete criaturas que habitam o imaginário popular de norte a sul do país, como: Saci, Cuca, Curupira, Boitatá, Boto, Iara, Lobisomem e Tutu Marambá são descritas em textos leves e bem humorados. O livro revela figuras para lá de curiosas. É o caso de: Vira-Roupas, duende travesso que arranca os botões das camisas e coloca areia nos bolsos das calças no penduradas no varal; Zaori, homem enigmático cujo olhar de raio-X encontra riquezas; Pé-de-Garrafa, com sua cabeleira de astro de rock da década de 1970 e um olho só; Mapinguari, o abominável homem da floresta, com uma pegada de 3 metros; e o Homem dos Pés de Louça, fantasma de cozinheiro de um navio que naufragou perto de Ilha Grande (RJ).
Cada personagem tem uma identidade monstruosa com nome, peso, características físicas, hábitos alimentares, habitat, costumes e curiosidades. As ilustrações que mesclam o clássico e o moderno facilitam a experiência dos leitores com as figuras do folclore brasileiro.
“O enredo passeia pelo mosaico multicolorido da alma brasileira, que mescla raízes indígenas, africanas e europeias. Dos confins do Sertão, das florestas, matas e cachoeiras, dos Pampas e mares vêm as lendas sobre pequenos e grandes monstros, assombrações e criaturas assustadores e que fazem travessuras pelo Brasil. A maioria delas foi transmitida de boca a boca, de geração em geração. A começar pelos indígenas de diversas etnias, como: tupi guaranis, guardiões de matas e águas, cujas lendas permanecem vivas até hoje. Foi assim também com as lendas, os mitos e as tradições dos povos africanos escravizados trazidos para cá. Da mesma forma, desembarcaram com os portugueses, colonizadores da Terra Santa Cruz. E aqueles, que vieram com outros povos mais tarde. Com o passar do tempo, as lendas de todos esses povos se misturaram, gerando novas versões com tempero brasileiro e pitadas regionais. Somos formados por muitos povos, que andam para lá e para cá, em busca de novas experiências e sustos”, diz a autora na apresentação do livro.
Com indicação etária de 06 anos, “Monstronário”, guia ilustrado e divertido do folclore brasileiro, é uma coletânea inédita que apresenta o repertório único da cultura brasileira, na qual o mundo fantástico das lendas convive com o popular.
O evento acontece na Livraria da Vila e contará com a presença da autora para uma tarde de sessão de autógrafos e bate-papo. Além disso, os convidados poderão fazer selfies com o totem gigante do Bicho-Papão.
fonte: Lúcia Tulchinski
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio