Educação Gratuito

Prefeitura distribui mudas de cerejeiras japonesas gratuitamente

DE 18/07/2023 A 24/07/2023
Prefeitura distribui mudas de cerejeiras japonesas gratuitamente

No mês de julho é quando começa a florada das cerejeiras do Japão e as ruas da cidade ganham um tom rosado deslumbrante. Aproveitando esse clima, o Departamento de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem distribuído gratuitamente mudas de cerejeiras nas Ruas da Cidadania de Curitiba. As entregas fazem parte do desafio 100 Mil Árvores da Prefeitura e estão sendo feitas desde o dia 18 até o dia 21, com distribuição extra no dia 24 de julho.

O responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro, explica que essas mudas são de sementes oriundas das cerejeiras da Praça do Japão, do Jardim Botânico e de outros matrizeiros da cidade de Curitiba.

Além das cerejeiras, outras espécies de mudas estarão disponíveis, como jabuticabeiras, cerejeiras nativas, pitangueiras, ingazeiros, palmitos-juçara, dedaleiros, ipês (branco, amarelo e rosa) e pau-ferro. Em cada Regional serão distribuídas 500 mudas de árvores para a população.

Cada Regional preparou sua programação para a entrega das mudas de árvores. A primeira a distribuir será a Regional Santa Felicidade, na terça-feira (18/7), a partir das 9h. A distribuição deve terminar rapidamente em cada Rua da Cidadania, por isso a orientação é que os moradores cheguem logo no início das entregas em cada Regional.

Equilíbrio térmico

Novas árvores na cidade trazem benefícios para o meio ambiente, como equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera, explica o diretor do Departamento de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff.

“Por isso, nossa política de ampliação dos plantios é grande aliada nas ações para mitigação e resiliência frente às mudanças climáticas. As árvores ainda promovem sombra e servem de abrigo à fauna silvestre”, afirmou Roloff.

Como plantar?

Para o plantio em áreas privadas da cidade, não há restrição, mas em via pública, além de autorização, é preciso seguir algumas regras.

O plantio das árvores deve levar em conta questões como a existência de fiação elétrica, largura das calçadas e outras características. Essas questões serão avaliadas no momento do preenchimento do cadastro para retirada para que seja possível indicar a melhor muda para os objetivos do cidadão.

Confira outras ações sustentáveis que você pode fazer pela cidade e pelo planeta no site da Família Folhas.

Desafio 100 Mil Árvores

O Desafio 100 Mil Árvores foi lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019 e duraria apenas um ano. Com o sucesso e o engajamento da população, o projeto passou a ser renovado anualmente e, hoje, a cidade já contabiliza 385 mil plantios, de acordo com o “arvorômetro”.

 

Onde buscar a sua muda

18/07 (ter)
Regional Santa Felicidade – a partir das 9h
Regional CIC – a partir das 14h

19/07 (qua)
Regional Pinheirinho – a partir das 9h
Regional Tatuquara – a partir das 9h
Regional Bairro Novo – a partir das 14h

20/07 (qui)
Regional Cajuru – a partir das 14h
Regional Boqueirão – a partir das 14h

21/07 (sex)
Regional Boa Vista – a partir das 10h
Regional Matriz – a partir das 14h

24/07 (seg)
Regional Portão – a partir das 9h

*A distribuição vai até o fim dos estoques

 

fonte: Prefeitura de Curitiba

imagem destaque: Ricardo Marajó

A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da organização do espaço.

Quando

21/07 (sex)
Regional Boa Vista – a partir das 10h
Regional Matriz – a partir das 14h

24/07 (seg)
Regional Portão – a partir das 9h

*A distribuição vai até o fim dos estoques

Onde

Regional Boa Vista
Av. Paraná 3.600 – Bacacheri

 

Regional Matriz
Praça Rui Barbosa – Centro

 

Regional Portão
Rua Carlos Klemtz, 1.700 -Fazendinha

Quanto

gratuito


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

OVOS GIGANTES FRITOS no centro de Curitiba? 🍳 Siiiiiim! A programação da VIRADA SUSTENTÁVEL em Curitiba promete transformar a cidade em um grande espaço de reflexão e ação sobre sustentabilidade, com intervenções artísticas, apresentações culturais e ações de conscientização. A obra EGGCIDENT, do artista holandês HenkHofstra, com ovos gigantes fritos na Praça Generoso Marques, é um dos destaques, chamando a atenção para questões ambientais, como o aquecimento global e as mudanças climáticas.Com início oficial no dia 14 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, o evento contará com shows, performances, oficinas e palestras, promovendo uma discussão profunda sobre sustentabilidade. Bora curtir a VIRADA SUSTENTÁVEL no feriado com a criançada? Confira a programação completa no site do Muralzinho de Ideias. Link na BIO, selecione PROGRAME-SE. Ou pede no direct, que envio 😉 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.