Neste sábado (10), às 15h, direto de São Paulo, os artistas Jackie Obrigon e Guto Togniazzolo, da Cia Bendita, apresentam o espetáculo “Terremota” na série Crianças #EmCasaComSesc. A peça conta a história de Maria, uma menina corajosa e esperta que mora com o tio Bigode e o gato Platão (boneco manipulado pelos atores).
A garota, que passa grande parte do dia sozinha em casa, tem como diversão analisar o mundo pela janela. Num certo feriado, tio Bigode combina de viajar com Maria. Mas uma forte chuva atrapalha os planos – e a menina fica indignada. Cheia de ideias e transbordando liberdade, ela decreta autonomia e funda, na própria sala de casa, um outro mundo, uma nova ordem: a República Terremota.
Com texto e direção de Marcelo Romagnoli, a montagem busca inspiração em duas grandes personagens do universo infantil: Mafalda, a menina sagaz, política e humanista criada pelo cartunista argentino Quino (1932-2020), e Píppi Meialonga, a adorável garota inventada pela escritora sueca Astrid Lindgren (1907-2002), símbolo de independência e coragem.
O jogo criado por Maria e seu tio Bigode pretende revelar a psicologia da relação de poder entre adultos. As reflexões do espetáculo se estendem sobre a própria essência da educação, tocando em questões políticas, éticas e pedagógicas.
A Cia Bendita é um grupo paulistano, fundado por Jackie Obrigon e Johana Albuquerque, que já realizou oito espetáculos, ao longo de seus 10 anos de existência. A companhia se destaca na produção para o público infantil e tem como linha de pesquisa a criação de espetáculos com linguagem crítica e poética voltada ao Brasil contemporâneo. Tem como princípio estimular a inteligência e o humor do público de todas as idades, perseguindo o ideal de um teatro “sério” (em termos temáticos) e paradoxalmente, divertido.
Para assistir ao espetáculo no YouTube clique aqui. Já para conferir no Instagram, o link é este.
fonte: Sesc SP
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.