Exposições Gratuito Pago

Conheça as exposições em cartaz no Museu Oscar Niemeyer

DE 01/11/2024 A 30/11/2024
Conheça as exposições em cartaz no Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer (MON) abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional com aproximadamente 7 mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design. É considerado o maior museu de arte da América Latina, com um espaço de aproximadamente 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área para exposições.

Atualmente, o espaço conta com 10 exposições em cartaz, além de proposições do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná). Dia 22 de novembro, será inaugurada a exposição “O Olho da Noite”, que apresenta obras do artista Jean-Michel Othoniel.

Saiba mais sobre cada uma da exposições abaixo:

 

AFEGANISTÃO – TAPETES DE PAZ E GUERRA – até 20/04/2025

“Afeganistão – tapetes de paz e guerra” é a nova exposição do Museu Oscar Niemeyer (MON). A inauguração aconteceu no dia 24 de outubro, às 19h, na Torre do Olho (térreo e primeiro andar). A curadoria é do colecionador Victor Nosek, com a colaboração do professor e diplomata Fausto Godoy.

A mostra reúne 37 tapetes do Afeganistão que retratam cenas de paz e guerra e refletem momentos diferentes do panorama sociopolítico e cultural daquele país. A exposição também conta com 32 joias afegãs que fazem parte do cotidiano dos povos de regiões nas quais os tapetes foram confeccionados.

 

JEAN-MICHEL OTHONIEL – O OLHO DA NOITE – inaugura 22/11

A exposição “O Olho da Noite”, do artista francês Jean-Michel Othoniel, é a próxima grande realização internacional do Museu Oscar Niemeyer. A mostra será inaugurada em 22 de novembro, dia do aniversário do MON, e contará com obras no Olho, nos Espaços Araucária 1 e 2 e na área externa (espelho d’água). A curadoria é de Marc Pottier.

Jean-Michel Othoniel (França, 1964) é um artista contemporâneo que vive e trabalha em Paris. Multidisciplinar, desde o final da década de 1980, Othoniel trabalhou em diversas áreas: do desenho à escultura, da instalação à fotografia e da escrita à performance. Em 1993, começou a usar vidro, que se tornou sua marca registrada.

 

ALEX FLEMMING 70 ANOS – até 26/01/2025

A exposição inédita “Alex Flemming 70 Anos”, mais nova realização do MON, foi inaugurada no dia 29 de agosto, na Sala 3. Com curadoria de Tereza de Arruda, a mostra reúne mais de 80 obras, algumas de grande dimensão, desse artista brasileiro reconhecido internacionalmente e que vive há décadas entre a Alemanha e o Brasil.

Na exposição estão trabalhos realizados de 1982 a 2023. As obras, impregnadas de símbolos e mensagens, convidam o espectador a extrapolar o senso comum. São camadas que ganham significado próprio a partir do olhar singular de cada visitante.

Por meio de técnicas inovadoras e abordagens conceituais, como as presentes no universo de Alex Flemming, tem-se a expansão dos limites do retrato e do retratado, desafiando o espectador a reconsiderar suas percepções sobre o artista, sobre si mesmo e sobre os outros.

A exposição reúne em suas obras técnicas variadas, como fotografia sobre vidro, óleo sobre tela, esmalte sobre madeira, acrílica sobre tecido e pintura sobre porcelana, etc.

 

GERMAN LOCA- MESTRE DA FOTOGRAFIA – até 27 /10

“German Lorca, Mestre da Fotografia”está em exposição na Sala 1. A mostra tem curadoria de Adriana Rede e José Henrique Lorca, filho do fotógrafo.

Dividida em núcleos, a exposição apresenta uma retrospectiva de sua obra, incluindo desde seus primeiros trabalhos como fotógrafo amador, em 1947. São cerca de 160 fotografias, além de câmeras e outros itens pessoais.

A exibição percorre a trajetória de Lorca como artista e profissional da fotografia, ao longo de mais de 70 anos de excepcional dedicação, conquistando diversas premiações e reconhecimento no Brasil e no exterior.

Os oito núcleos que compõem a exposição são: “Lorca na coleção do MoMA”, “Primeiros tempos: Foto Cine Clube Bandeirante”, “Um olhar livre”, “E fez-se a cor”, “New York e seus personagens”, “A geometria das sombras”, “Sobreposição do tempo” e “O Mago dos Anúncios”.

 

TRILHOS E TRAÇOS – POTY 100 ANOS – longa duração

A exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos” realizada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), reúne aproximadamente 500 obras, um recorte da doação de 4 mil peças realizada pela família do artista ao Museu, em 2022. Com curadoria de Maria José Justino e Fabricio Vaz Nunes, comemora o centenário de Poty Lazzarotto (1924-1998).

Na mostra, as obras foram organizadas em torno de nove núcleos temáticos presentes na trajetória artística de Poty, representativos das suas diferentes facetas: o Narrador, o Trabalho, o Xingu, o Sagrado, a Guerra, o Cotidiano, o Viajante, o Muralista e o Retratista.

 

O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS – longa duração

A exposição “O Mundo Mágico dos Ningyos”, uma realização do Museu Oscar Niemeyer (MON), apresenta ao público uma coleção de bonecos japoneses, que fazem parte do acervo de arte asiática formado por mais de 3 mil peças e doado recentemente ao MON, pelo embaixador Fausto Godoy. Tradicionalmente, os Ningyos são presentes auspiciosos para desejar longevidade, saúde e fertilidade aos recém-nascidos. Também são exibidos pelas famílias em datas especiais e a eles se atribui a missão de proteger e purificar as casas que os recebem.

 

ÁFRICA – EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DE UM CONTINENTE – permanente

No total, são aproximadamente 1,7 mil obras de uma das mais importantes e significativas coleções de objetos de arte africana do século XX. Fazem parte da exposição: máscaras, esculturas, bustos e cabeças de bronze, miniaturas metálicas, objetos do cotidiano e instrumentos musicais. Em 2018, o MON foi o museu escolhido por suas condições técnicas, capacidade de gestão e credibilidade da instituição a receber uma doação de quase 3 mil obras de arte asiática. Doadas pelo diplomata e professor Fausto Godoy e oriundas de vários países daquele continente, parte das obras também pode ser vista pelo visitante do MON na mostra “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”. Segundo o curador da exposição, Renato Araújo da Silva, as obras doadas ao MON foram adquiridas ao longo de mais de 50 anos pelo casal Ivani e Jorge Yunes, detentores de uma das maiores coleções de arte do Brasil.

 

ÁSIA: A TERRA, OS HOMENS, OS DEUSES – permanente

Essa exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, foi inaugurada em outubro de 2022. Com curadoria do professor e diplomata Fausto Godoy, doador da coleção asiática ao Museu, a mostra traz obras nunca antes expostas, com o objetivo de alcançar públicos ainda maiores e democratizar cada vez mais o acesso ao acervo.

Disputada por outras instituições do Brasil e por colecionadores do exterior, a coleção asiática, com aproximadamente 3 mil obras de arte, pertence ao MON – e aos paranaenses. Nesta nova edição, a proposta é abordar o “Colonialismo” naquele continente.

PÁTIO DAS ESCULTURAS – permanente

Espaço expositivo ao ar livre, localizado no piso subsolo do museu, onde estão expostas, em caráter permanente, 18 obras tridimensionais pertencentes ao acervo do MON. São obras assinadas por autores representantes de diferentes movimentos artísticos, como Erbo Stenzel, Amélia Toledo, Ângelo Venosa, Bruno Giorgi, Emanoel Araújo, Marcos Coelho Benjamin, Sérvulo Esmeraldo, Tomie Ohtake e Oscar Niemeyer. Todas as esculturas possuem legenda braile e o toque nas obras, neste espaço, está permitido aos visitantes.

 

ESPAÇO NIEMEYER – permanente

O Espaço Niemeyer, situado no subsolo do Museu, é dedicado ao arquiteto Oscar Niemeyer e seus projetos. Nesse ambiente estão expostas permanentemente fotos, maquetes e croquis das principais obras de Niemeyer, desde 1941 até 2002. Em uma das paredes curvas concentram-se 20 fotos ampliadas, entre as quais estão as primeiras obras realizadas na década de 1940, como o Cassino da Pampulha, a Casa do Baile e a Igreja de São Francisco, todas em Belo Horizonte. Vídeos de entrevistas com o arquiteto, nos quais ele comenta detalhes de alguns dos seus projetos e fala sobre a sua inspiração e métodos de trabalho, são exibidos neste espaço.

 

MON SEM PAREDES – longa duração

O projeto “MON sem Paredes – Artistas Conquistam os Jardins do MON” inaugurou uma nova edição, renovada. Na área externa do Museu Oscar Niemeyer, o visitante encontrará um parque de esculturas interativas, com obras de artistas como Artur Lescher, Rômmulo Conceição, Alexandre Vogler, Narcélio Grud e Joana Vasconcelos.

Com curadoria de Marc Pottier, o local abriga diversas instalações permanentes e temporárias, num calendário de convites frequentes feitos pelo MON. Saiba mais sobre as obras aqui.

 

Foto: Ivan Cintra/SEEC

MOSTRA “O ESTRANHO QUE MORA COMIGO” – MAC PARANÁ

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) inaugurou no dia 19 de julho, às 14h, a exposição “O Estranho que Mora Comigo”.

Obras de Claudio Alvarez, Cleverson Salvaro, Elida Tessler, Guita Soifer, Marcelo Scalzo e Maria Chuen, do acervo da instituição, juntamente com obra da artista convidada Karina Amadori, compõem a exibição. Distribuídos pela sala, os trabalhos compartilham da persistência de tons brancos e são arranjados em meio a um vazio, pensado como um elemento de composição.

O MAC Paraná está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.

 

fonte: Museu Oscar Niemeyer

A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da produção do espaço.

Quando

(ter-dom) 10h – 18h

Onde

Museu Oscar Niemeyer

R. Mal. Hermes, 999. Centro Cívico. Curitiba-PR

(41) 3350-4400

Quanto

R$30 (inteira)

R$15 (meia-entrada)

*quartas-feiras – entrada gratuita


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

OVOS GIGANTES FRITOS no centro de Curitiba? 🍳 Siiiiiim! A programação da VIRADA SUSTENTÁVEL em Curitiba promete transformar a cidade em um grande espaço de reflexão e ação sobre sustentabilidade, com intervenções artísticas, apresentações culturais e ações de conscientização. A obra EGGCIDENT, do artista holandês HenkHofstra, com ovos gigantes fritos na Praça Generoso Marques, é um dos destaques, chamando a atenção para questões ambientais, como o aquecimento global e as mudanças climáticas.Com início oficial no dia 14 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, o evento contará com shows, performances, oficinas e palestras, promovendo uma discussão profunda sobre sustentabilidade. Bora curtir a VIRADA SUSTENTÁVEL no feriado com a criançada? Confira a programação completa no site do Muralzinho de Ideias. Link na BIO, selecione PROGRAME-SE. Ou pede no direct, que envio 😉 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.