O Cirque du Soleil, grupo canadense com acrobatas de elite, volta ao Brasil em 2024 com o show “Crystal”. O espetáculo estreou no Rio de Janeiro no dia 13 de junho, no Rioarena, permanecendo até o dia 23 do mesmo mês. Já em São Paulo, a temporada iniciou em 5 de julho, no Parque Villa-Lobos, e fica em cartaz até 6 de outubro.
Criada em 2017, a montagem é a 42ª produção do Cirque du Soleil. No espetáculo de 125 minutos, o grupo explora as possibilidades artísticas do gelo para montar suas acrobacias, incluindo movimentos suspensos no ar de trapezistas e manobras de alta velocidade em skate.
No enredo, o público é apresentado à Crystal, uma jovem que enfrenta conflitos típicos do amadurecimento: dificuldades de conexão com parentes, bullying escolar e a busca pela própria identidade. Para vencer esses desafios, Crystal conta com a ajuda de um toque de fantasia, descobrindo um mundo paralelo ao mergulhar em um lago de gelo. O enredo se desenrola ao longo de cerca de 1h30 de acrobacias diversas, que ocupam o solo congelado, rampas de patins suspensas e estruturas pendulares presas ao teto.
Em cena, revezam-se 44 artistas, entre patinadores e acrobatas. Parte deles utiliza um aparelho de GPS preso ao figurino, permitindo que 28 projetores de vídeo acompanhem seus movimentos no palco, criando cenários que surgem e desaparecem em segundos.
Embora a história pareça mais profunda do que se vê em atrações infantis, o show consegue atrair as crianças graças aos potentes efeitos visuais das projeções em vídeo, belos números de dança e um palhaço amalucado que, ocasionalmente, aparece entre as cenas, deslizando sobre patins e protagonizando quedas ensaiadas, com a única função de provocar risadas.
Os adultos, por sua vez, não devem se sentir deslocados na apresentação, pois a alta performance corporal dos artistas impressiona, especialmente na cena do trapézio entre a protagonista e um rapaz que faz o papel de seu par romântico.
Na capital paulista, o espetáculo será apresentado em uma tenda com capacidade para mais de 3.500 pessoas e 20 metros de altura. Toda a estrutura levou 30 dias para ser instalada.
Os ingressos estão à venda pelo site da Eventim a partir de R$380 em São Paulo, R$361 no Rio. Para adquirir, clique aqui.
Assista ao trailer do espetáculo abaixo:
fonte: O Globo/Folha de S. Paulo/Cirque du Soleil
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da produção do evento.