Essa é para quem é fã de estrelas!
No próximo dia 21 de outubro, quinta-feira, será possível ver uma chuva de estrelas cadentes no céu.
Elas são frutos dos rastros do cometa Halley, que irá passar pela Terra durante o mês de outubro e poderá ser visto do Brasil. Ao todo, será possível ver de 10 a 30 estrelas cadentes por hora.
A dica para quem não quer perder a grande atração é ir para locais afastados das grandes cidades. Desse jeito, o céu estará mais limpo e será mais fácil de visualizar a chuva de estrelas cadentes. A janela de visualização se estende desde as 23 horas, quando a constelação nasce no lado leste (lado do nascer do sol) até o amanhecer.
Alias, o mês de outubro promete um verdadeiro show no céu, com direito a chuva de meteoros, conjunção entre Vênus e a Estrela Antares, além de outros fenômenos.
Ainda no dia 21, você pode acompanhar os meteoros Orionídeos – que leva esse nome, pois os meteoros aparentam vir da direção da constelação de Orion – sendo mais visível a partir das 2h, claro, em um ambiente escuro, por isso, é mais perceptível em cidades mais afastadas das capitais. Esse fenômeno é consequência da poeira deixada pelo cometa Halley.
O melhor horário será por volta de 3h da madrugada, quando a constelação estará mais alta no céu. Em Curitiba, as previsões não são boas por causa da nebulosidade, mas, caso alguém queira arriscar, é só observar o entorno das três Marias (cinturão de Orion).
Neste mês, com um pouco mais de esforço, também poderá ser possível avistar Mercúrio, que, segundo o especialista astrofísico Gustavo Rojas, é o planeta mais difícil de avistar por conta da proximidade com o Sol. Dia 25, antes do amanhecer, será possível visualizá-lo brilhando.
E para finalizar com chave de ouro, Vênus chegará na melhor posição para enxergá-lo da Terra no dia 29. À noite, até às 21h30, é a sua chance de curtir esse momento.
fonte: Pais&Filhos/Parque da Ciência Newton Freire Maia
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.