Centenas de crianças foram conhecer o novo parquinho do Pirata Zulmiro, inaugurado no dia 29 de junho, pela Prefeitura de Curitiba. A atração, que fica no Bosque Gutierrez, no bairro Vista Alegre é inspirada na história do pirata britânico Zulmiro, que viveu na cidade entre os anos de 1829 e 1889.
O novo parquinho oferece brincadeiras para as crianças buscarem um tesouro perdido, assim como conta a história do Pirata Zulmiro.
Preservação da água
Entre os novos espaços do bosque está a parte das águas. A proposta realçou as belezas naturais, preservando a mata existente e suas nascentes de rios. Foram criados três percursos temáticos para os visitantes.
O Caminho das Águas, representado pela cor azul, conta a história de João Carlos H. Gutierrez, das fontes e das nascentes do local. A região do bosque era a chácara do doutor Gutierrez, ilustre advogado em sua época, em 1894.
Chico Mendes
O Caminho da Mata, representado pela cor vermelha, conta a história de Chico Mendes e sua luta para preservar as matas e os povos da floresta – indígenas e seringueiros. Foi feita a reforma do Memorial Chico Mendes e a construção de um parquinho de aventuras com o tema Seringueiro, que fica no meio de uma clareira existente ao longo do trajeto. O acesso principal é feito pelo Portal da Cestaria, na Rua Virgínia Bressan, e o caminho adentra o bosque.
Novo parquinho
O Caminho do Sol, representado pela cor amarela, é um espaço todo voltado para as crianças, inspirado na história do Pirata Zulmiro, figura lendária da cidade. O parquinho tem a temática de pirataria e fundo do mar.
O local tem piso emborrachado e brinquedos universais, para todas as crianças. Também há uma trilha pirata no meio do bosque com atrações, um caminho de contação de história, um setor de balanços, e um campo de futebol de grama.
Placa Azul
Uma Placa Azul foi instalada na reinauguração do Bosque Gutierrez, uma das placas históricas mais famosas do mundo. Lançada há mais de 150 anos em Londres, a iniciativa é uma parte icônica do Movimento de Conservação e da paisagem urbana britânica.
De acordo com o pesquisador e escritor Marcos Juliano Ofenbock, que estudou a história do Pirata Zulmiro, a placa, que foi doada pela Sociedade Britânica do Paraná, estreita a ligação bilateral entre Curitiba com o Reino Unido.
História
Inaugurado em 1986, o Bosque Gutierrez recebeu a nobre missão de propagar sementes de Educação Ambiental pela cidade.
Terras, bosques e fontes d’água doadas para cuidado e usufruto da cidade, pelo ilustre advogado Dr. João Carlos Hartley Gutierrez, o Bosque abriga histórias de tesouros guardados em túneis subterrâneos, que teriam sido escondidos pelo imigrante britânico Pirata Zulmiro, que viveu em Curitiba entre os anos de 1829 e 1889.
Em 1989, o bosque recebeu o Memorial Chico Mendes, uma homenagem da Cidade de Curitiba ao líder seringueiro, defensor da preservação da Amazônia e reconhecido mundialmente pela sua luta.
O acesso principal fica na Rua Eng. Rômulo Gutierrez, pelo Portal do Sol e funciona de segunda a domingo, das 8h às 18h. Nesta rua é previsto remanso para estacionamento.
fonte: Prefeitura de Curitiba
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.