O Bosque de Portugal, no bairro Jardim Social, estimula a recreação da garotada e o convívio consciente com a natureza por meio da sua área de lazer. São brinquedos construídos com troncos de eucalipto de reflorestamento, um totem de identificação do local e seis bancos para o descanso dos frequentadores.
O parquinho fica na lateral da Rua Ozório Duque Estrada. Os trabalhos para transformar cerca de 300 toras de eucalipto, cordas e material metálico de fixação em cinco divertidos brinquedos iniciaram em abril.
Caminho Maluco, Travessia, Chute ao Alvo, Escalada, Ponte Móvel são algumas das brincadeiras que os curitibinhas têm para completar o passeio no bosque de mais de 20 mil m².
O local também conta com trilhas, pista de caminhada e academia ao ar livre. Ainda há a Alameda dos Cantares Portugueses, espaço com 22 pilares que servem de base para azulejos portugueses pintados à mão com trechos de poesias de autores como Luís de Camões, Gregório de Matos, Castro Alves e Camilo Pessanha.
Compensação ambiental
A implantação da nova área de animação corresponde à medida de compensação ambiental da Prefeitura de Curitiba em decorrência das obras do Lote 3.2 da Linha Verde Norte.
A Secretaria Municipal de Obras Públicas fiscaliza a construção dos brinquedos que completam uma série de melhorias promovidas no bosque, desde 2019, como a construção de pistas de caminhada e a instalação de novo sistema de iluminação com tecnologia LED. A revitalização do local atendeu às exigências de compensações ambientais estipuladas pelo município.
“Além de executar intervenções importantes na cidade, os engenheiros da Secretaria Municipal de Obras Públicas são responsáveis pela fiscalização de ações resultantes de medidas compensatórias, que são geradas pelo impacto ambiental das obras na cidade”, explica o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues.
“A cidade ganha um novo local para o lazer saudável, o convívio social das famílias e o estímulo à preservação ambiental”, completa o secretário.
O projeto da área com os novos brinquedos é do Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Trilha na mata
Inaugurado em março de 1994, o Bosque de Portugal é referência na região. Além da charmosa trilha na mata conta com uma área de animação construída em piso mosaico português, com desenhos que lembram o mar e uma caravela estilizada, em menção às grandes navegações portuguesas.
A área está circundada por sete colunas com os nomes dos países de língua portuguesa (Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Cabo Verde, Angola e Guiné Bissau). Uma pista de cooper contorna todo o bosque, passando por três pontos cobertos que remetem à arquitetura portuguesa.
fonte: Prefeitura de Curitiba
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da organização do espaço.