Após um intervalo no começo do ano, os cursos contínuos relacionados às artes estão de volta ao Solar do Rosário. Desde fevereiro, ateliês, oficinas e aulas foram retomados em modalidades, como mosaico, pintura e música. As inscrições ainda estão abertas.
Para crianças, os destaques dos cursos são o Ateliê de Desenho e Pintura Infantojuvenil (para participantes de 8 a 14 anos de idade). Para a faixa etária de 6 a 8 anos, ainda há o Ateliê Infantil. Um curso que ensina aos pequenos técnicas de desenho básico, técnicas de pintura com lápis de cor e giz pastel seco.
As aulas para os cursos voltados ao público infantil começaram no dia 4 de março, mas as matrículas ainda podem ser feitas. A lista completa de cursos, para adultos e crianças, com detalhes e espaço de inscrições, pode ser acessada no site oficial neste link.
Saiba mais sobre o Solar do Rosário
A instituição Solar do Rosário completou 30 anos em maio. Iniciou suas atividades num casarão centenário do Centro Histórico, onde funcionou por 29 anos e realizou mais de mil eventos culturais.
Em abril de 2021, no meio da pandemia, o Solar se mudou para o atual endereço, o prédio comercial Eugênio Casillo, marcado pelo design contemporâneo e amplos vãos livres, projetado pelo arquiteto Ely Loyola.
As instalações do novo Solar somam mais de 1,5 mil metros quadrados espalhados pelos três pavimentos, com salas de aula, ateliês, galeria de arte e livraria, entre outros espaços. O interior teve projeto do arquiteto Mauricio Pinheiro Lima.
O auditório Regina Casillo, inaugurado em junho de 2019, fica no térreo do edifício, com capacidade para 310 pessoas. Funciona como um teatro, com palco aberto para a arte e cultura, e também realiza eventos corporativos. Estacionamento próprio completa a estrutura do centro cultural, que foi fundado pela advogada e empreendedora cultural Regina Casillo e atualmente é dirigido por ela juntamente com sua filha, a jornalista e gestora cultural Lucia Casillo Malucelli.
“O Solar do Rosário é um centro cultural mantido integralmente pela iniciativa privada”, lembra Regina Casillo. “Promove uma agenda permanente de cursos, realiza exposições e também edita livros de arte, tendo lançado mais de 40 publicações. Além disso, cria e viabiliza projetos culturais variados”. Artistas fundamentais da arte paranaense, como Poty e Fernando Calderari, fazem parte do acervo da galeria e das mostras que realiza.
fonte: Solar do Rosário
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.