Em comemoração aos 116 anos da imigração japonesa no Brasil e aos 40 anos da irmandade entre Curitiba e Himeji, a comunidade nipo-brasileira realiza, nos dias 29 e 30 de junho, o 32ºIMIN Matsuri – Festival do Imigrante Japonês, no Centro de Eventos Positivo.
Com decorações de Tanabata e muitas atrações culturais, o evento conta com estandes de produtos diversos e uma praça de alimentação com iguarias da gastronomia japonesa. O festival começa no dia 29 às 10h, com a cerimônia de abertura oficial às 13h.
Nesta 32ª edição, o Minyo Hozonkai, grupo de música folclórica japonesa, além de entoar as canções tradicionais das danças de roda de Bon Odori com participação popular, também se apresenta com cantores e dança.
O Nihon Acústico (Yuzo Akahori, Diego Zero, Edmar Uada e Marcos Tanaka) traz show com cantores de Karaokê. A banda Seiza, também conhecida como 6A, de rock/pop, apresenta versões de clássicos japoneses, combinando instrumentos tradicionais e elementos elétricos ocidentais.
Entre outras atrações culturais estão: Ireisai – culto budista em memória aos imigrantes pioneiros, demonstrações de artes marciais, concurso de Cosplay, apresentações de dança tradicional Nihon Buyo e de dança moderna Yosakoi Soran e shows de Taiko.
A praça de alimentação funciona durante todo o evento com várias opções, como: yakisoba, sossu yakisoba, katsudon, moti, manju, dorayaki, entre outras, reunidas em um dos maiores eventos de gastronomia japonesa do Paraná.
Os ingressos estão disponíveis para compra neste link, com opções de R$12 ou R$20 para os dois dias, incluindo taxas. A entrada é gratuita para crianças até 12 anos e para pessoas acima de 60 anos. Não é permitida a entrada de animais de estimação.
fonte: Sympla
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da organização do espaço.