Para celebrar o Mês das Crianças, o Videocamp escolheu 6 filmes protagonizados, roteirizados e dirigidos por crianças para enaltecer toda a criatividade desses pequenos grandes cineastas.
Assim como o desenho e a escrita, o cinema também é uma excelente ferramenta para as crianças se expressarem do jeitinho delas.
O filme “Menina Estranha” que está nesta lista é do projeto “Luz, Câmera e Ação”, um dos finalistas da 5ª edição do Criativos da Escola, em 2019.
Confira os 6 filmes escolhidos pelo Videocamp:
Olhos de Erê (2020)
Direção: Luan Manzo
Nesse curta, Luan Manzo, na época com apenas seis anos de idade, filma com o celular da avó o espaço onde vive no quilombo Manzo Ngunzo Kaiango, em Belo Horizonte (MG).” Abaixo, o vídeo com um trecho do filme Olhos de Erê.
As Aventuras do Reino Mágico (2020)
Direção: Guilherme Mattos e Fernando Lima
Numa terra distante, dois reinos em conflito são ameaçados por três bruxos maléficos nesse curta-metragem realizado durante a 3ª edição da Recria Cine, em Minas Gerais.” Abaixo, o vídeo com um trecho do filme As Aventuras do Reino Mágico.
Carlitos Esfomeado (2019)
Direção: Alunos da Escola dos Sonhos de Florianópolis
Um grupo de crianças alunas da Escola dos Sonhos, de Florianópolis, criou o curta-metragem “Carlitos Esfomeado” em stop-motion. O filme foi um dos destaques da 18ª Mostra de Cinema Infantil em Florianópolis, em 2019.
Menina Estranha (2019)
Direção: Sheila Rodrigues e Sidneia da Silva
O curta-metragem conta a história autobiográfica de uma aluna que sofria com o isolamento social, tanto em casa quanto na escola. Durante a narrativa, a protagonista tem o desenvolvimento de sua autoestima e confiança no ambiente escolar.
Para’Í (2018)
Direção: Vinícius Toro
Para’Í conta a história de Pará, uma jovem guarani que encontra um milho tradicional guarani, despertando sua curiosidade sobre sua identidade, língua, cultura e desafios enfrentados por seu povo.
No Caminho da Escola (2017)
Direção: Alunos do Projeto Animação
No caminho para a escola, uma menina tem uma aventura interplanetária e falta à primeira aula. Este curta é fruto do Projeto Animação do Instituto Marlim Azul, com a colaboração de estudantes de escolas públicas de Vitória.
fonte: Videocamp