A internet se tornou um dos principais meios de comunicação do mundo e, com as crianças, não é diferente. Mas que tal comunicar a elas de um jeito leve, artístico e lúdico, que as faça também continuar sendo… crianças? Essa é a proposta do canal curitibano de conteúdo infantil Pequena Mari Viajante.
O canal, que está em várias plataformas digitais, é um conteúdo didático, totalmente autoral. Ele une música, animação 2D e contração de histórias, que faz com que as crianças possam aprender e viajar no mundo da imaginação. Tudo como era feito quando não se tinha internet.
O conteúdo é vivido e apresentado pela Pequena Mari, uma personagem que surgiu de um desenho feito a lápis em um papel e que acaba ganhando vida por meio da imaginação.
“Seus traços inacabados e imperfeitos, sem cores e sem forma definida, são a representação do ponto de partida de todos nós, seres humanos: não nascemos prontos. Viver é a arte de aprender”, conta Mari Martins, a criadora do canal.
A Pequena Mari ama conhecer o mundo e aprender com ele. E sua imaginação é infinita. Ela ama imaginar inúmeras e ilimitadas possibilidades de fazer o impossível possível. Com sua imaginação, ela cria mundos e viaja por eles. E no meio dessa brincadeira de inventar, ela vive e compartilha a experiência de descobrir o novo.
“Mari é simples e imperfeita, assim como todos nós, mas é curiosa e criativa. É pequena no tamanho, mas gigante na imaginação. E isso é o suficiente para ela aprender e ensinar”. Destaca Mari.
O objetivo do canal é inspirar crianças a terem mais contato com sua criatividade e ludicidade ao serem motivadas pelo que assistem, ouvem e sentem em cada vídeo e canção.
A proposta é viajar pelos mundos reais, e também pelos mundos que a mente de uma criança pode criar. Brincar de inventar. Sonhar sem limites.
“Essa é nossa vocação: motivar crianças a viajarem sem tirar os pés do chão, pelo mundo mais amplo e incrível que cada uma tem dentro de si mesma, que é a própria imaginação”, conta Mariana Martins, a criadora do canal.
Linguagem Visual
A proposta estética do canal é ser colorido, utilizando como principais referências os trabalhos escolares, como papel, lápis de cor, canetinha, dobraduras e texturas.
“Todo o material digital e gráfico, assim como os cenários e animações, devem remeter às manualidades, aos trabalhos artísticos mais primitivos das crianças, como recortes, colagens, pinturas e rabiscos”.
Periodicidade
O conteúdo é sempre dividido de duas formas: um vídeo animado e um podcast de historinha por mês. Os vídeos são lançados sempre às quintas-feiras, às 17h, no canal do YouTube. Os conteúdos também são divulgados pelas redes sociais.
Alguns conteúdos são temáticos, outros não, tudo depende sempre da imaginação fértil da Pequena Mari Viajante.
O Projeto é uma realização da Pluri Art Produções, com composições de Mari Martins e roteiros de Maith Lima.
Acesse todos os conteúdos neste link.
fonte: Mari Martins