Compartilhar histórias por meio da leitura, contribuir para a ampliação do repertório cultural das crianças e incentivar o hábito de ler é o convite que a Fundação Itaú Social e o Itaú Unibanco fazem ao realizarem a campanha “Leia para Uma Criança”.
Neste ano, o projeto chega a oitava edição e disponibiliza duas obras exclusivas: “Quero Colo!”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela, e “Pedro Vira Porco-Espinho”, de Janaína Tokitaka.
A campanha distribuirá gratuitamente 1,8 milhão de exemplares das obras que compõem a coleção. Também serão distribuídos 2 mil exemplares em braile e letra expandida e outros 2 mil para leitores com outras deficiências.
Para participar, basta entrar no site oficial do projeto neste link aqui e preencher o cadastro. Feito isso, os livros da coleção serão enviados sem custo para o endereço solicitado, junto com um material da fundação sobre os benefícios da leitura.
Desde 2010, o “Leia Para Uma Criança” já distribuiu 51 milhões de livros, de autores e editoras variadas, cujas obras são escolhidas por meio de edital.
Conheça melhor as obras:
Como as pessoas e os animais carregam e ninam os filhos nas diversas partes do mundo? Dessa pergunta nasceu “Quero Colo!”, livro que apresenta a delicada relação entre pais e filhos com ênfase no aconchego, na proteção, no cuidado e no afeto. Povos de culturas diferentes dividem as páginas com animais diversos, demonstrando como um colinho é sempre bem-vindo, independentemente da hora, da forma ou do lugar.
Que tal discutir com as crianças de onde vêm as emoções? Do que se alimenta a raiva? Por que estamos calmos e de repente – pum – não estamos mais? O novo livro da escritora e ilustradora Janaina Tokitaka conta a história de Pedro, um menino comum que vai levando a vida em suas rotinas de criança. Porém, tem um detalhe: quando uma dessas coisas não acontece como ele espera, Pedro vira porco-espinho. Com uma metáfora sutil e divertida sobre as transformações do humor e as sensações que experimentamos na vida – que muitos pais podem chamar de “birra” ou “manha”, o livro convida o pequeno leitor a refletir sobre a origem dos sentimentos. As ilustrações em guache e nanquim compõem as oscilações de humor do personagem.
Para essa edição, a iniciativa conta com campanha assinada pela agência DPZ&T, que tem como carro-chefe o filme “Robô”. A trilha sonora é composta por uma versão exclusiva de “Dream On”, um clássico do Aerosmith. A ideia de “Robô” é mostrar que a leitura é capaz de ajudar as crianças a explorarem melhor a criatividade e a imaginação, apresentando a elas um mundo de novas possibilidades.
Confira:
https://youtu.be/3ZEPeVGVVYo
Além do comercial, a campanha “Leia Para Uma Criança” também vai promover neste mês de outubro o lançamento de “A Biblioteca de Malala”. Publicação que é uma entrevista com a vencedora paquistanesa do Nobel da Paz, feita durante sua passagem pelo Brasil este ano.
Mais informações sobre a edição deste ano do “Leia Para Uma Criança” estão disponíveis no site oficial da campanha, que você confere aqui.