O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), instituição estadual de ensino de artes visuais para crianças e adolescentes, lançou o livro “Colorir por Conexão”, que visa colaborar com a formação de artistas plásticos infantojuvenis. A proposta é despertar a memória afetiva e os talentos artísticos de crianças e adolescentes paranaenses.
A obra é uma parceria com a Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP) e traz desenhos lúdicos para colorir de 40 artistas com temáticas e referências da fauna, flora, geografia e cultura estaduais. A publicação pode ser baixada e impressa por meio do site do CJAP.
Segundo o diretor do CJAP, Luiz Gustavo Vidal Pinto, a intenção é despertar a memória afetiva e os talentos artísticos no público infantojuvenil paranaense durante o isolamento social causado pelo Covid-19. “Queremos ajudá-los a redescobrir a herança cultural do nosso Estado, resgatando as identidades de infância e da memória afetiva, que vem desde o cheiro do lápis de cor até a emoção do preenchimento do próprio vazio”, disse.
Vidal explica ainda que o material não tem finalidade econômica, mas apenas a intenção de demonstrar que a arte sempre faz a diferença para a sociedade, formando e lapidando o cidadão desde a infância.
A publicação pode ser baixada e impressa gratuitamente pelo site do CJAP neste link.
fonte: Secretaria da Comunicação Social e da Cultura