No dia 20 de março entramos oficialmente no outono. Estação que tem como características a redução gradual da temperatura, diminuição do tempo de luz diária e mudança na coloração das folhas das árvores, que passam a ter tons mais avermelhados, antes de caírem, rendendo lindos cenários para fotos.
Abaixo listamos alguns lugares para você registrar a estação em família na capital paranaense. Confira!
1. Mossunguê – Rua do Outono
A Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, localizada entre o Mossunguê e o Campo Comprido. O local ficou muito conhecido na estação devido às árvores localizadas nas canaletas que cortam a região. Diversos moradores de Curitiba vão até o local para tirar fotos, fazer ensaios, ou apenas para contemplar a paisagem, que fica muito florida nesta época do ano.
2. Parque Tanguá
O Parque Tanguá possui pista de cooper, ciclovia, um túnel com 50 metros de extensão, cascata e um ancoradouro. Por dentro do túnel há uma passarela que leva o público a um mirante. O local também ganha uma aparência diferenciada com a chegada do outono.
3. Parque São Lourenço
O parque conta com pista de cooper e caminhada, ciclovia, pista de rolimã, equipamentos de ginástica e playground. O espaço também abriga o Centro de Criatividade de Curitiba, a Casa Museu Erbo Stenzel, o Memorial Paranista, e várias árvores que dão um charme a mais para o local nesta época.
4. Parque Barigui
O parque tem pistas de cooper e ciclovias, 25 quiosques cobertos com churrasqueiras de concreto, três bosques com diversas espécies de árvores e plantas que no outono também mudam de cor e perdem as folhas. Há também trilhas e os animais que andam nas áreas comuns, como as capivaras.
5. Bosque do Papa
O Bosque do Papa integra beleza e tradição, em harmonia com a natureza, e representa o agradecimento da cidade à presença do imigrante polonês e todo o seu significado, a partir de 1871. No local, encontra-se o Memorial da Imigração Polonesa, formado por casas de troncos de pinheiros encaixados, e dispostas em forma de aldeia. As casas, construídas por vota de 1878, foram remontadas naquele espaço.
6. Parque Tingui/Memorial Ucraniano
Além da ampla área verde, de quase 500 mil m² do Parque Tingüi, o visitante se depara, logo na entrada, com o portal e, mais adiante, a réplica da antiga capela de São Miguel, da Serra do Tigre. O Memorial Ucraniano, foi feito em homenagem aos imigrantes desta que é uma etnia com marcante presença em Curitiba. No local são realizados eventos culturais e exposições de artesanato e peças de decoração, e no gramado, a presença de também escultura gigante em forma da tradicional pêssanka, em bronze e cerâmica esmaltada, executada pelo artista curitibano Jorge Seratiuk.
7. Jardim Botânico
O Jardim Botânico é um dos maiores cartões postais de Curitiba e o ponto turístico mais visitado da cidade. Sua principal atração, a estufa de 458 m², inspirada na arquitetura europeia, abriga exemplares vegetais naturais e ornamentais da flora da Mata Atlântica. Antes da chegada do outono, são plantadas no local aproximadamente 65 mil novas flores, de diversas cores, para que ao final da estação, o local esteja completamente florido.
8. Passeio Público
O Passeio Público é o parque mais central de Curitiba, o local conta com diversas espécies de árvores nativas e exóticas. O espaço, de destacada beleza, une tradição e modernidade, harmonicamente. No Passeio Público, carvalhos e ciprestes centenários se harmonizam às paineiras e jacarandás mimosos, abrigando sob sua copa a vivência de sabiás, tico-ticos e canários-da-terra. Também há coleirinhas, chupins, pica-paus, sanhaços, pombos, além de majestosos cisnes ou garças brancas em desfile por um dos três lagos, que é só deles.
fonte: Gazeta do Povo/Prefeitura de Curitiba