Literatura

“O Menino Poeta” realiza sessões de leitura em escolas públicas

03/05/2023
“O Menino Poeta” realiza sessões de leitura em escolas públicas

A Malasartes Educação Sensível está, desde fevereiro de 2023, realizando sessões de leituras poéticas em escolas públicas das regionais de Curitiba. A iniciativa faz parte do projeto “O Menino Poeta – Leituras Vivas de Palavras Brincantes” e é dirigida às faixas etárias do 1º ao 5º ano. O acesso é gratuito e acontecem até o fim de maio de 2023.

Toda a comunidade escolar é convidada a participar destas interações leitoras, experimentando novas formas de aproximação com livros. O objetivo do projeto é propiciar a este público a vivência das potencialidades da linguagem poética, estimulando novas experiências do olhar, da palavra criativa e da leitura compartilhada.

As “estações literárias” do projeto passam por obras de reconhecidos poetas, como: Mário Quintana, Bartolomeu Campos de Queirós, Henriqueta Lisboa, José Paulo Paes, Paulo Leminski, Tatiana Belinky, Fernando Pessoa, Sidónio Muralha, Cecília Meireles, Roseane Murray, Carlos Drummond de Andrade, Manoel de Barros, dentre outros.

Além de compartilhar livros, histórias e poesias, os mediadores Adriane Havro e Luis Teixeira estão também abertos à escuta atenta. Sabendo que uma das fontes vitais da poesia se encontra nas imagens e nas indagações que as crianças fazem.

A expressão poética guarda íntima associação com a infância, sobretudo pela sua proximidade com o jogo e por ensejar a exploração da linguagem e do mundo, próprias desse momento singular da vida humana. Em razão de suas peculiaridades, a poesia estimula a formação cognitiva e estética e, por consequência, desempenha o papel de provedora de prazer.

O fazer poético permite à criança uma iniciação à leitura que se alicerça em um processo de valorização de todos os sentidos, aberto à reinvenção de si e do mundo, em um deleite de possibilidades que vão muito além do manual de instruções gramaticais.

“O Menino Poeta – Leituras Vivas de Palavras Brincantes” deseja criar novos canais de interação e escuta, valorizando especificidades expressivas de todos os envolvidos, estimulando a troca e compartilhando a leitura poética como uma experiência de prazer e transformação.

Os mediadores do projeto são criadores de vários projetos de incentivo à leitura. Os profissionais atuam há mais de 20 anos em projetos culturais levados a escolas e entidades de atendimento a crianças e jovens, em uma trajetória que já beneficiou centenas de instituições e milhares de alunos.

Este projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio de incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com incentivo do Aprende Brasil – Educação.

 

fonte: Fernando de Proença


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