Pensando em aproximar crianças e adolescentes da música popular brasileira de concerto, nasceu o Almanaque da Música Brasileira para Crianças.
A iniciativa surgiu em 2014, quando Duonovo, composto pelo trompetista, Audryn Souza, e pelo violonista, Francisco Luz, se apresentou para os pequenos pela primeira vez. E, por gostar tanto da experiência, começou a desenvolver a ideia de criar um almanaque, assim como, passou a vislumbrar uma série de ações em escolas que contribuíssem com a formação de plateia.
Mas, somente neste ano, em 2018, o projeto – uma realização da Diversa Produções e do Duonovo – ganhou corpo, pois pode contar com incentivo do Grupo Positivo, da Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba e apoio da Secretaria Municipal de Educação.
O Almanaque, que tem cunho social, artístico e educativo, utiliza a história da música brasileira de concerto como ferramenta para a inclusão de crianças na apreciação desse gênero musical, através de obras de compositores atuantes desde o período colonial, quando a música de câmara chegou ao Brasil, até os dias de hoje. A ideia é que as histórias e obras de grandes nomes do cenário musical de nosso país, como: Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos e Egberto Gismonti, além de inspirarem a garotada, despertem o interesse pela música.
Desde a sua criação, 100 professores e 5000 crianças de 20 escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba já puderam ter acesso a esse gênero musical, através de material qualificado: livro ilustrado, oficinas de capacitação para professores, concertos didáticos em escolas públicas municipais de ensino fundamental, registro de um curta documentário, fotografias das ações e gravação de CD – materiais elaborados pela Diversa Produções e o Duonovo, juntamente com mais de 10 especialistas envolvidos.
Para Priscila de Morais, ex-bailarina, apaixonada por música, diretora e editora do Almanaque, o desejo é impactar o maior número de crianças com o projeto, despertando nelas a criatividade, a curiosidade e aguçando o interesse sobre a história dos principais compositores brasileiros que construíram essa sonoridade, que borra as fronteiras do popular e erudito, tornando a busca pela cultura musical uma experiência contínua por parte dos alunos, entendidos como o público futuro de salas de concerto e teatros, em atividades que se prolonguem para além das apresentações musicais.
O Almanaque da Música Brasileira para Crianças é uma ferramenta que tem o intuito de criar um vínculo de parceria e responsabilidade entre seus idealizadores e educadores. Uma ideia que inspira e uma sementinha a ser cultivada.
Se interessou pelo projeto? Faça o download aqui e saiba mais acessando o site do Almanaque.