Em comemoração aos 60 anos da primeira publicação de Mauricio de Souza, que aconteceu em 1959, a Turma da Mônica trouxe em sua capa uma garota negra como protagonista.
Milena, personagem inédita da turminha, chegou à história na edição de janeiro. Mas, antes disto, em 2017, foi apresentada ao público durante a Corrida Donas da Rua, parte do projeto da Mauricio de Sousa Produções que defende o empoderamento feminino e a igualdade entre gênero e que apoia a campanha #HerforShe, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Milena tem 7 anos e, em sua primeira história, pode ser percebida como uma menina de autoestima elevada, que ama os animais e que se identifica de imediato com Mônica, Magali e Marina, das quais será grande amiga. Ela está mudando para o bairro de Limoeiro com sua família: Silvia, a mãe, veterinária e casada com Renato, publicitário. Milena tem dois irmãos – Solange ou Sol, 17 anos, vocalista de uma banda de garagem, e Fabinho ou Binho, 5 anos, que vai se dar muito bem com o primo da Magali, o Dudu.
Maurício explicou em suas redes sociais que estudava lançar uma família negra em seus gibis anos atrás. “Em 1960, no início da turminha, eu havia criado meu primeiro personagem negro, o Jeremias, antes ainda de criar a Magali, o Cebolinha, o Cascão e a própria Mônica. Depois teve o Pelézinho e o Ronaldinho Gaúcho, com suas famílias e revistas próprias”, disse.
A personagem já pode ser vista na tematização dos brinquedos do Parque da Mônica e em postagens nas redes sociais da Turma.
Representatividade e empoderamento. Percepção de semelhanças e diferenças. Estamos muito felizes em conhecer a Milena! Inspire-se também com a mais nova integrante da turminha e a apresente para a sua criança.