O Museu de Arte de São Paulo (MASP) abriu ao público o seu novo edifício, batizado em homenagem a Pietro Maria Bardi (1900-1999), primeiro diretor artístico da instituição. A ampliação marca o maior projeto de expansão física do museu desde sua mudança para a Avenida Paulista, em 1968, e dobrará a área total do MASP, saltando de 10.485 m² para 21.863 m² a partir de março de 2025.
Com 14 andares e 7.821 m², o Edifício Pietro Maria Bardi abrigará novas galerias, espaços educativos e um moderno centro de restauro, enquanto o prédio original — agora oficialmente nomeado Edifício Lina Bo Bardi — mantém seu icônico vão livre, que será revitalizado como praça pública.
Uma expansão necessária
Antes disso, apenas 1% do acervo de 11 mil obras do MASP está em exibição. “Crescemos além do nosso edifício. Era preciso alargar fronteiras”, afirma Heitor Martins, diretor-presidente do museu.
A nova estrutura permitirá 66% a mais de capacidade expositiva, com galerias climatizadas e iluminação de última geração; Exposições de longa duração no prédio Lina e mostras temporárias no Pietro; além de melhorias operacionais, como depósitos ampliados e bilheteria transferida para o novo edifício.
Homenagem aos fundadores
A nomeação dos prédios celebra a história do MASP:
– Lina Bo Bardi (1914-1992), arquiteta do edifício-símbolo da Paulista;
– Pietro Maria Bardi, que idealizou o museu ao lado de Assis Chateaubriand (1892-1968), homenageado no nome da instituição.
Cultura em dobro
A partir de março de 2025, o MASP inaugurará exposições no novo edifício, incluindo recortes do acervo e uma mostra sobre sua trajetória. “Isso consolida a Paulista como o eixo cultural mais importante do Brasil”, destaca Alfredo Setubal, presidente do Conselho.
Serviço
Os ingressos variam entre R$37 (meia−entrada) R$75 (inteira), ambos com taxas adicionais. Menores de 10 anos não pagam entrada. O acesso é gratuito nas terças-feiras, das 10h às 20h; e nas sextas, das 18h às 21h, com entrada permitida até às 20h.
Confira os detalhes do novo edifício
fonte: MASP/G1/Diário do Comércio