Você que acompanha o Muralzinho, sabe que o que nos move são as ideias, seus porquês e, claro, suas histórias. Atualmente, este momento tão singular que estamos vivendo, temos acompanhado uma série de iniciativas – ora novas, ora já conhecidas, porém com outra roupagem – projetos inspiradores que nos tocam, pois pela arte, promovem o diálogo entre o sentir e o pensar.
Então, se você ainda não “escutou” ou ouviu falar do Mana Banana Histórias, hoje temos o prazer de apresentá-lo aqui.
Mana Banana Histórias é um podcast para crianças, que além de divertir, faz pensar. Lançado recentemente, é idealizado por Janaína Luana, mãe do Bernardo (09) e da Betina (06), arquiteta e muito apaixonada pelo alcance dos livros/histórias na vida das pessoas.
Disponível atualmente nas plataformas Spotify, Spreaker, Apple podcasts, Google podcasts, Podcast addict, iHeartRadio, e, como projeto futuro canal no YouTube, o Mana Banana conta hoje com 17 podcasts no ar, todos com viés questionador, sendo 5 deles sobre a obra que inspirou a Jana a criar o podcast, o livro Emocionário – Diga o que você sente, da editora Sextante.
Mas, o Mana Banana surgiu muito antes de ser lançado. E isso na verdade é o que nos inspira. Conheça agora a história que a Mana Banana contou pra gente!
Comecei a contar histórias em casa, para meus filhos e desde sempre, curtia muito. Há uns 2 anos, eu soube de um projeto chamado Instituto História Viva e fiz um curso. Amei, participei de alguns grupos de contação desta ONG, contei histórias em ações pontuais, porém minha rotina não disponibilizava de tempo suficiente para me dedicar do jeito que eu gostaria. Acabei priorizando a família e projetos pessoais de trabalho, mas estava incomodada em não alcançar as crianças, que sempre foram a minha paixão. Mesmo com pouca experiência e poucas oportunidades, qualquer coração e cabecinha que eu conseguia “tocar” através das histórias que contava, me trazia a sensação de “sentido”.
Aí chegou esse momento que vivemos hoje! E com ele, um livro, que faz parte do material didático do meu filho mais velho, veio parar dentro da minha casa. Assim que o vi, uma luz acendeu em mim! Emocionário! Esse podcast começou com este livro. Quando o momento de nossas vidas trouxe tanta reflexão sobre nós mesmos, nossos relacionamentos e o mundo, que pensar sobre o que sentimos pareceu tão adequado que não me contive em contá-lo para além do meu núcleo.
Gravei um vídeo para que minhas amigas mais próximas mostrassem a seus filhos e uma delas me sugeriu gravar um podcast, pois lembrou que eu já tinha mencionado ter vontade de criar um há uns 5 anos (por sugestão de outra amiga). Em dois dias eu pesquisei como fazer, gravei duas histórias, me bati um monte e enfim, consegui coloca-lo no ar e comecei a divulgar a ideia, também com a ajuda de amigas. Tudo muito rápido e sem expectativa de ter qualquer tipo de retorno.
Por enquanto, zero produção: bem feito em casa mesmo, de acordo com o momento. Não que isso não possa mudar! Projeto nada engessado. Começou de maneira bem orgânica e pretendo dar continuidade a ele seguindo desta forma. Não o encaro como um negócio, pelo menos por enquanto. É um projeto de vida. Seu lançamento foi na verdade a minha maneira de fazer a minha parte, encontrar algum sentido nesse período conturbado e manter a cabeça ativa direcionada para o positivo.
E essa é a ideia: interação humana por meio da arte, dos livros, das histórias. É gratificante! Pode proporcionar acolhimento, incentivar o sentir e o pensar às “crianças” naquele momento e em outros que virão.
No podcast você pode conferir através da Mana Banana histórias escolhidas pelo conteúdo, pela mensagem que transmitem e também, pela empatia gerada na idealizadora. Os autores variam entre grandes nomes da literatura infantil brasileira, autores locais e autores estrangeiros, tais como: Cristina Núñes Pereira, Rafael R. Valcárcel, Demi, Christiane Gribel, Fernanda Lopes de Almeida, Tatiana Belinky, Sylvia Orthof, Anderson Novello, Eliandro Rocha, Jean-Claude R. Alphen e Juliana Bollini, Monika Papescu, José Roberto Torero, Marcus Aurelius Pimenta, Marco Hailer, John A. Rowe e Ruth Rocha.
Para ouvir o podcast no Spotify, clique aqui. Ou caso queira ouvi-lo nas outras plataformas que mencionamos acima, procure por “Mana Banana Histórias”.