No dia 28 de abril, às 19h, acontece via YouTube o lançamento da 2ª edição dos livros “Eu sei de mim” e “Eu sei de Mim Ah! Sei sim”, escritos por Thelma Alves de Oliveira e ilustrados por Gabriel Rischbieter. Nesta data, serão disponibilizadas animações criadas para cada poema presente nos livros.
As duas publicações são organizadas em poemas e ilustrações: “Eu Sei de Mim” e “Eu Sei de Mim Ah! Sei Sim”, são instrumentos poéticos e literários que buscam informar sobre os direitos de crianças entre 3 e 12 anos.
Os direitos à proteção e à educação, tão básicos, muitas vezes são deixados de lado e as crianças ficam à deriva. Nesta série de livros, a poesia atua como personagem principal, dando leveza a um tema difícil e que, muitas vezes, é um tabu mesmo entre adultos.
As obras contam com linguagem acessível para que as crianças tenham ferramentas adequadas e percebam situações que as colocam em risco, aprendendo a lidar com elas e pedir ajuda. O autocuidado é a costura entre as palavras, rimas e imagens presentes nos livros. E extrapolando seu público principal, as publicações se dirigem também às situações de leitura compartilhada, em casa, na escola e outros espaços por onde as crianças e adolescentes circulam.
“Eu sei de mim” foi idealizado para crianças de 3 a 8 anos. Com poemas curtos e rimados, a publicação é ideal para ler junto dos pequenos. As ilustrações, de Gabriel Rischbieter, acompanham os poemas de Thelma Alves de Oliveira, apresentando situações cotidianas que contextualizam a temática.
“Eu sei de mim Ah! Sei sim!” foi pensado pela autora especialmente para crianças um pouco maiores, de 9 a 12 anos. Também com poemas e ilustrações, o livro traz mensagens importantes sobre limites, medos, mundo virtual e o universo familiar.
Além do lançamento, o projeto que deu origem a 2º edição oferece, como contrapartida social, duas conversas em vídeo entre a autora e os convidados: Aline Fioravante, advogada e psicóloga, e o arte-educador Luís Teixeira. Os vídeos, direcionados para educadores da rede pública de ensino, estarão disponíveis ao público em geral pelo YouTube do projeto.
Os livros físicos serão direcionados para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe, bibliotecas e escolas públicas, além de instituições de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Este projeto foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo (Pronac 211383), e conta com patrocínio de Nórdica Veículos, Flexoprint, Guararapes, ACSO, Grupo TEXPA, Durlicouros, Fagundez Distribuição, Artely, Serdia e Gigantec.
fonte: Fernando de Proença