Apresentando a história da culinária brasileira para as crianças – de todas as idades-, o livro “Pratos do Brasil” chega a sua segunda edição. Com distribuição gratuita, a publicação teve sua primeira versão esgotada e agora, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, será relançada. Passeando pelas influências presentes na culinária e cultura brasileira, as autoras Liana Leão e Luciana Patrícia de Morais percorrem trechos da história do Brasil de um jeito diferente: apresentam curiosidades, resgatam flora e fauna e ainda ensinam os leitores a reproduzirem alguns pratos tradicionais do país.
No livro, é mostrado o Brasil das frutas tropicais, da pitanga, da jabuticaba e da carambola. Da manga, da mangaba, da banana e da graviola. Brasil do coco que chegou para ficar, Brasil do açaí que se espalha por aí. Brasil de uma cozinha de trocas. Portugueses, índios e africanos, trocando ingredientes, receitas e jeitos de fazer. Depois, com tantos outros imigrantes – italianos, holandeses, franceses, japoneses, árabes, libaneses, alemães, poloneses, ucranianos, russos – a cozinha foi crescendo em sabores de todos esses cantos do mundo. No decorrer da história são apresentados pratos regionais e receitas de iguarias bem brasileira, como: mandioca, pão de queijo, brigadeiro e paçoca.
A segunda edição da obra faz parte do projeto “Revelando os Pratos do Brasil“, que além da revisão e reimpressão da publicação, também realizou oficinas de culinária para pacientes do Hospital Pequeno Príncipe. Proposto por José Álvaro Carneiro, diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, o projeto teve início em junho de 2019 e também irá alcançar algumas escolas públicas de Curitiba e da Região Metropolitana, com rodas de leitura e distribuição de exemplares. “A primeira edição do livro foi um sucesso e é com alegria que estamos promovendo a segunda. Partilhar – de forma gratuita – com crianças e adolescentes um texto tão sensível sobre nossa cultura é uma emoção que transforma”, declara o proponente.
Para a autora Luciana Patrícia, que assina o texto junto de Liana Leão, a comida releva um pouco de alma: “Falar da nossa culinária é falar da nossa cultura. O que comemos e como comemos é fruto das nossas relações, do ambiente que nos cerca, de como aprendemos a “ser gente”. Falar da nossa comida é falar sobre quem somos”.
O lançamento será no dia 07 de dezembro, sábado, às 10h, na Biblioteca Pública do Paraná e contará com a presença das autoras, da ilustradora e do organizador. No evento, os exemplares serão distribuídos gratuitamente.
fonte: Isadora Projetos Culturais