Nos dias 2 e 3 deste mês, o Muralzinho de Ideias participou de mais uma edição do Gastronomix, evento considerado maior festival da alta gastronomia. Durante a programação para a criançada, foi apresentada uma peça de teatro que conta a história da lenda das Cataratas do Iguaçu com o Grupo Palco. O espetáculo foi baseado na releitura infantil: Lendas das Cataratas. E é claro que a gente não poderia deixar de compartilhar esse material com vocês.
Todos nós sabemos que as Cataratas do Iguaçu são um dos destinos mais imperdíveis do ecoturismo brasileiro. As 275 quedas d´água do rio Iguaçu impressionam e enchem os olhos não só dos adultos, mas também das crianças. A ciência explica que as Cataratas se formaram há pelo menos um milhão de anos atrás. E uma lenda muito bonita tem uma explicação para tanta beleza: o conto de amor entre Naipi e Tarobá.
Essa lenda indígena fala de um mundo governado pelo Deus M’Boy em forma de serpente, a quem é consagrada a bela índia Naipi. O jovem Tarobá, no entanto, se apaixona pela moça e foge com ela. Com raiva, o Deus M’Boy cortou o rio, criando as cachoeiras e condenando os amantes a uma queda eterna.
Inspirado no enredo, o casal Melissa de Souza Ferreira Vieira e André Ribas Vieira, lançaram recentemente essa releitura infantil, para crianças de 3 a 13 anos, que se chama: Lendas das Cataratas. As ilustrações ficaram por conta de Moisés Ferreira de Souza, deixando a história ainda mais suave e alegre para a garotada.
Além de motivar as crianças à leitura, a obra tem a intenção de promover a identidade da região e também contar detalhadamente para os pequenos a história do surgimento das Cataratas do Iguaçu, considerada uma das sete maravilhas da natureza. E a novidade é que o final dessa releitura infantil é um pouco diferente da original.
Ficou curioso e quer se deliciar com essa leitura agora nas férias da sua criança? O livro pode ser adquirido aqui e mais informações você encontra no Facebook.
texto: Barbara Chella | fonte: Naipi e Tarobá