Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que aconteceu no último dia 2 de abril, o Portal Lunetas, em colaboração com o projeto Criança e Consumo, apresenta aplicativos com objetivos pedagógicos e/ou terapêuticos que podem ser aliados importantes para pais, professores e cuidadores no processo educativo de crianças com TEA.
A equipe de produção dessa iniciativa ressalta que os recursos oferecidas e listados abaixo devem ser utilizados com moderação, evitando um excesso de horas diárias de exposição a tablets e celulares e como complemento dos tratamentos e terapias.
Confira abaixo os aplicativos:
“Rotina divertida” – app para lidar com mudanças
Crianças do TEA (transtorno do espectro autista) nem sempre conseguem lidar com mudanças em sua rotina. Este aplicativo ajuda a organizar as atividades do dia a dia e, com isso, diminui a ansiedade.
*não coleta nenhuma informação pessoal sua
“Matraquinha” – app para traduzir comandos em voz
A criança se comunica com figuras e cartões que, ao serem clicados, reproduzem uma voz do que se deseja transmitir. Ele contribui para a independência e autonomia da criança. Não precisa de Wi-fi para funcionar!
*não coleta nenhuma informação pessoal sua
*não tem publicidade
“Jade Autism” – app para aprender brincando
Estimula funções cognitivas por meio de jogos de associação com figuras e imagens. O app aproveita o que faz parte da rotina da criança e aprimora a sua cognição com brincadeiras e estímulos.
*não fornece suas informações pessoais se não houver compra
“Story Creator” – app para fazer relatos
Crianças podem criar histórias e se comunicar a partir de suas vivências usando fotos, vídeos, textos, áudio e até desenhar. O aplicativo é apenas em inglês, o que não prejudica seu uso, já que é bem visual e simples.
*não tem publicidade
fonte: Portal Lunetas/Criança e Consumo