Educação

Idosos e crianças podem compartilhar o mesmo espaço de convivência?

12/03/2025
Idosos e crianças podem compartilhar o mesmo espaço de convivência?

Na rotina das cidades, algo passa despercebido: crianças e idosos raramente compartilham os mesmos espaços. Nos parques, as os pequenos correm e brincam, mas poucos avós estão por perto. No ritmo acelerado da vida urbana, os jovens transitam de um lado para o outro, enquanto os mais velhos parecem invisíveis.

Esse distanciamento não é coincidência, mas reflexo de um modelo de sociedade que segmentou a vida em ciclos separados. Crianças passam a maior parte do tempo na escola, adultos se dedicam ao trabalho e idosos, muitas vezes, ficam em lares ou isolados em casa. O resultado é uma epidemia silenciosa de solidão.

Pesquisas indicam que essa separação tem consequências diretas na saúde e no bem-estar. Um estudo de 2016, “The Preschool Inside a Nursing Home”, revelou que idosos que convivem regularmente com crianças apresentam menos sintomas de depressão, maior capacidade cognitiva e melhor qualidade de vida. Para as crianças, a proximidade com os mais velhos contribui para o desenvolvimento da empatia e reduz preconceitos sobre o envelhecimento. Ou seja, quando as gerações são isoladas, toda a sociedade sai perdendo.

Diante desse cenário, a arquitetura pode desempenhar um papel fundamental na promoção da interação entre idades. Projetar encontros, e não muros, deve ser a premissa de espaços urbanos mais inclusivos. Algumas iniciativas ao redor do mundo já demonstram o potencial dessa abordagem:

– Creches dentro de asilos (Seattle, EUA): Uma pré-escola instalada em um lar para idosos permite que crianças e residentes desenvolvam laços afetivos. Estudos indicam que essa interação pode até desacelerar a progressão do Alzheimer (EFA Magazine, 2022).

– Playgrounds intergeracionais (Singapura): Em um lar de idosos, um parquinho foi adaptado para cadeirantes e pessoas com dificuldades motoras, possibilitando que crianças e idosos brinquem juntos, sem barreiras (TED Ideas, 2021).

 

Inspirando-se nessas iniciativas, é possível pensar em soluções para cidades brasileiras, como:

– Praças equipadas para todas as idades, com bancos confortáveis e brinquedos adaptados;

– Moradias intergeracionais, onde avós e netos compartilhem espaços comuns, sem abrir mão da privacidade;

– Escolas abertas para idosos, promovendo trocas de conhecimento e experiências enriquecedoras.

A conexão entre gerações não é apenas uma questão de urbanismo, mas de reumanização das cidades. Projetar espaços para todas as idades é garantir que ninguém seja deixado para trás.

O tema deste inspira-se vem de uma reflexão publicada por Jonas Lourenço, arquiteto, em seu Instagram (@jonaslourenco). Como funciona essa dinâmica na sua cidade? Ela existe?

 

fonte: Jonas Lourenço Arquiteto (@jonaslourenco)


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