No dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock. Sugerida pelo músico Phil Collins, a data teve origem em um megaconcerto beneficente, o Live Aid, realizado em 1985, em Londres e na Filadélfia simultaneamente, com o intuito de ajudar a erradicar a fome na Etiópia.
O evento, organizado pelo irlandês Bob Geldof e o escocês Midge Ure, foi transmitido em diversos países (estima-se que 2 bilhões de pessoas acompanharam os shows em 150 países, arrecadando um total de 150 milhões de libras) e reuniu nomes importantes do rock internacional, como: Paul McCartney, David Bowie, The Who, Queen, Bob Dylan, Rolling Stones, Elton John, U2, Sting, Phil Collins, Led Zeppelin, Madonna, Neil Young e Eric Clapton.
Você sabia que o Dia Mundial do Rock só é celebrado aqui no Brasil?
Um dos estilos musicais mais famosos da história, que surgiu na virada da década de 1940 para a de 1950, e misturou elementos do rhythm and blues, jazz e country and western, estilos muito populares nos Estados Unidos na época, e que aqui no Brasil fez muito sucesso e popularizou dezenas de bandas e cantores, apesar do nome – “dia mundial do rock” – só é celebrado aqui no Brasil.
Aconteceu assim: duas rádios paulistanas (89 FM e 97 FM), que se intitulavam roqueiras, ficaram animadas com a ideia e passaram a celebrar a data anualmente.
“Hoje é dia de Rock, bebê!”
A criançada também adora curtir um bom rock. O gosto musical, geralmente passado de pais para filhos, transponde gerações e mantém acesa a chama do rock n’roll. Inspirado por este dia, o Muralzinho de Ideias selecionou algumas bandas nacionais que se dedicam a levar o estilo musical para as crianças. Confira e “inspire-se”!
Beatles Para Crianças
Como falar de rock, sem falar dos Beatles? O Grupo Beatles Para Crianças foi criado pelos educadores Fabio Freire e Gabriel Manetti, que de uma maneira lúdica e muito bem pensada, proporciona às famílias um momento único de diversão. O quinteto, que leva as canções do quarteto de Liverpool de forma divertida para crianças de todas as idades, realiza shows que se traduzem em pura diversão. Além disso, o projeto tem como objetivo a musicalização, a iniciação ao rock, a língua inglesa e a inquestionável referência do universo dos Beatles e suas canções. A banda Beatles Para Crianças é composta por Fabio Freire na guitarra e voz, Gabriel Manetti na voz, Eduardo Puperi na guitarra e teclado, Johnny Frateschi no contrabaixo e Humberto Zigler na bateria.
Rockids
Formada em 2015, na cidade de Curitiba, a Banda Rockids surgiu devido a uma vontade e necessidade de difundir os clássicos do Rock para o público infantil. A ideia era e é aproximar a criança desse gênero musical que influenciou tantos outros estilos musicais e fazê-las entender o estilo, as letras e melodias. Produzida pela ContArte, a banda traz em seu repertório músicas diversificadas e estruturadas para o universo lúdico da criança e procura apresentar letras mais apropriadas para que os pequenos possam ouvir e se identificar, seja através do som ou das brincadeiras performáticas que ocorrem durante o show. Na formação inicial da Rockids: Barbara Carneiro (vocal), Priscila Graciano (bateria), Livia Calil (guitarra) e Ana Paula Purkott (baixo e vocal).
Pequeno Cidadão
A banda Pequeno Cidadão é uma banda brasileira de MPB e rock infantil, fundada por Arnaldo Antunes, Taciana Barros, Edgard Scandurra, Antonio Pinto e por seus filhos. Tudo começou em 2008, quando 4 pais amigos e músicos resolveram gravar com seus filhos. Depois de muita diversão e trabalho no estúdio, em junho de 2009, foi lançado o primeiro CD, autointitulado Pequeno Cidadão. Em 2012, Arnaldo Antunes deixou o grupo para se dedicar a sua carreira solo. Em 2016, a banda lançou um álbum de rock dançante para crianças bagunceiras e adultos animados chamado “Vem Dançar”, o disco foi finalista no Prêmio da Música Brasileira de 2017.
Rock Pauleirinha
Como muitos de sua geração, o músico, compositor e produtor Márcio Nigro cresceu ouvindo bandas clássicas de hard rock e os reis do heavy metal nos anos 80. Décadas mais tarde, um amigo contou que o filho de sete anos adorava rolar no chão imitando Angus Young, guitarrista da banda AC/DC. Foi então que Nigro pensou em criar “rock pesado para crianças”. A partir daí, nasceu o projeto Rock Pauleirinha, concebido para ser uma divertida iniciação e homenagem aos diferentes estilos de rock pesado do anos 1970, 80 e 90. O álbum conta com as participações especiais das vozes de André Abujamra, Carlos Careqa, Mario Manga, Ana Deriggi, Tarsila Amorim, Marcos Bowie, Marcos Naza e Tomas Kenedi.
Banda Estralo
A Banda Estralo tem uma proposta musical, cênica e poética, direcionada ao público infantil, que visa colaborar com a formação musical das crianças de forma divertida. Em seu show “Estralando o Roque”, conta a história do rock nacional através de um repertório de grandes sucessos como “Esse tal de Roque Enrow”, de Rita Lee, “O Vira”, da banda Secos e Molhados e “Melô Marinheiro”, dos Paralamas do Sucesso. Além disso, a grupo também apresenta outros shows dedicados a MPB, forró, baião e marchinhas de Carnaval. A banda é composta pelo maestro Marcos Lucatelli, as atrizes Luanda Eliza e Lilyan Teles, e os músicos Maurício Damasceno e Edson Renato formam o quinteto Luca, Lua, Lil, Mau e Renatinho, que com talento, criatividade e muito carisma conquistam o público de todas as idades.
OssoBanda
A OssoBanda criada pelos amigos Teresa Saci, Marcelo dos Anjos, Erickson Freitas e Esdras Cabral, surgiu como um grupo que queria contar histórias, mas que criou tantas canções para suas histórias que decidiu se transformar em uma banda. As músicas desse grupo viraram um CD que acabou levando o grupo a muitos lugares: festas, eventos de escolas, teatros e Sescs. Até em Festival de Rock a OssoBanda chegou! E foi por causa da característica “rock and roll” do seu som, que surgiu o nome OssoBanda.
Rita LEEtle – Rita Lee para crianças
Em 2017, a cantora Alexandra Scotti estreou o show “Ritíssima”, um tributo a Rita Lee para adultos, e na segunda apresentação, após conversar com o público, surgiu a ideia de criar um espetáculo voltado para crianças.
Brincando com o trocadilho da palavra em inglês “little”, nasceu a banda “Rita LEEtle” que tem como objetivo, através da música e da diversão, incentivar as crianças a ouvirem rock e a conhecerem os grandes clássicos da rainha do rock.
BÔNUS: Tupi Pererê
O Tupi não é uma banda de rock. Mas tem curiosidades sobre o rock e a Tupizada aqui. Confira!
Inspirado no título do livro Pererêêê de Pororóóó, de Lenice Gomes, o grupo Tupi Pererê foi fundado em 2010 e é formado por artistas da área da música e das artes cênicas. Tem projetos artísticos voltados à infância e o compromisso de reencantá-la com a cultura além de enriquecer o universo lúdico das crianças. Com aprofundamento pedagógico, os integrantes exercem dupla função, além de artistas, se dedicam às salas de aula como professores. Apesar de não ser uma banda exclusivamente de rock, um de seus maiores sucessos autorais é o “Rock do Tubarão”. Além disso, em seus shows, a trupe apresenta um repertório variado: MPB, POP e clássicos do rock brasileiro, como Rita Lee, Tim Maia, Cassia Eler, Titãs, Nando Reis, entre outros.
fonte: Beatles Para Crianças/Rockids/Pequeno Cidadão/Rock Pauleirinha/Banda Estralo/OssoBanda/Rita Leetle/Tupi Pererê