O Instituto Municipal de Turismo (IMT) lançou o Guia On-line de Museus e Memoriais de Curitiba. Agora, turistas e moradores têm acesso a diversas informações na hora de programar o passeio das férias ou tornar o fim de semana mais agradável.
O guia traz informações de 29 museus, nove memoriais e ainda dois centros culturais. Quem explorar o guia vai encontrar um breve relato de cada local, facilitando a escolha dentre as opções de museus e memoriais, e poderá planejar suas visitas culturais de forma mais organizada. As atrações trazem apelos históricos, artísticos ou temáticos.
O novo serviço pode ser acessado em uma página específica dentro do site do Instituto Municipal de Turismo neste link. O internauta pode tanto obter informações detalhadas dos espaços em uma listagem completa, quanto abrir um mapa e escolher o museu ou memorial conforme a região da cidade onde fica localizado.
Tanto no mapa, quanto na listagem, é possível encontrar opções famosas como Museu Oscar Niemeyer, Museu Paranaense, Museu Alfredo Andersen, Memorial Paranista, Memorial Árabe, entre tantos outros. Para conhecer esses e outros espaços importantes na cidade, acesse direto o mapa aqui.
Divulgação de Museus e Memoriais pouco conhecidos
Um dos objetivos do Guia On-line é aproximar dos curitibanos espaços pouco conhecidos ou recém inaugurados na cidade. Um deles, é o Museu da Fotografia. Apesar de ter sido inaugurado em 1998, ele ainda não é tão próximo da população. Ele foi o primeiro do gênero no Brasil e o segundo da América Latina. Em seu acervo estão aproximadamente 1,5 mil imagens de grandes nomes da fotografia brasileira.
Outro local que entra na lista do guia é o recém-inagurado Museu Planeta Água. Localizado na primeira estação de tratamento de água e esgoto de Curitiba, o espaço é interativo, dedicado ao conhecimento e à preservação da água. A museografia criativa e sensorial, proporcionada por diferentes suportes imersivos, como projeção mapeada, realidade aumentada, holografias, vídeos e sons, resulta em uma visitação ativa àqueles que mergulham nessa experiência.
O Museu Dra. Zilda Arns é outro local que reúne conhecimento e ludicidade e ainda é pouco divulgado. No Memorial, o visitante pode conhecer a trajetória de vida e trabalho de Zilda Arns Neumann. O espaço retrata a história da médica desde sua infância, em Forquilhinha (SC), a escolha vocacional, seu trabalho como pediatra e sanitarista e a criação da entidade que a tornou conhecida em todo o mundo, a Pastoral da Criança. O espaço traz ainda objetos pessoais, premiações, homenagens, informações sobre sua última viagem (ao Haiti, em 2010), além de contar com o escritório, onde a médica trabalhava, reconstituído conforme estava antes da viagem ao país caribenho.
imagens: divulgação Prefeitura Municipal de Curitiba
fonte: Instituto Municipal de Turismo de Curitiba
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da produção do evento.