A Biblioteca Pública do Paraná está entre os vencedores da 5ª edição do Prêmio Baobá, dedicado a artistas, autores, editoras, coletivos e instituições que difundem e fortalecem a contação de histórias no Brasil.
Mantido pela BPP, o grupo de contação Era Uma Vez, formado por funcionários e estagiários da Seção Infantil, foi um dos 15 projetos escolhidos e participou da cerimônia de entrega dos troféus — realizada em setembro, na cidade de Goiás (GO), conhecida como terra natal da escritora Cora Coralina (1889-1985).
“O Baobá foi criado para valorizar os contadores e identificar instituições públicas e privadas que fomentam o interesse pelo livro e o gosto pela leitura”, afirma a produtora cultural e pesquisadora Andréa Souza, criadora da premiação. Segundo ela, o grupo da Biblioteca Pública foi reconhecido “por combinar talento, criatividade, sincronia e performance”.
O Era Uma Vez também desenvolve propostas artísticas sobre os conteúdos apresentados para interagir com as crianças após as sessões de contação. Em Goiás, o grupo mostrou uma adaptação do livro As Cocadas, de Cora Coralina, na casa em que a autora viveu — e onde hoje funciona um museu em sua memória.
“Esse trabalho surgiu da vontade de ter um material mais autoral no repertório, criado dentro da Seção Infantil a partir de um diálogo entre as nossas áreas”, diz Saymon Wendell, estudante de Artes Cênicas e integrante do Era Uma Vez, que também conta com alunos do curso de Artes Visuais.
Completam o grupo Marcella Ventura, Lua Busnello, Gabriel Martins, Eric Sponholz, Adão Gomes, Antônio Miranda, Beatriz Baltazar, Beatriz Sampaio, Maria Eduarda Santana, Natália Eloísa e Raina Costa.
Contações de histórias para comemorar
Para comemorar o reconhecimento vindo com o Prêmio Baobá, os contadores da Biblioteca apresentam, entre os dias 17 e 22, sessões diárias com histórias da poeta goiana, em dois horários. A entrada é gratuita.
fonte: Biblioteca Pública do Paraná
imagem destaque: Kraw Penas