Já imaginou ler um livro de autoria da sua criança? O que parece encanto é, de fato, a proposta da Estante Mágica, uma startup de projetos pedagógicos que já transformou em escritores mais de 250 mil crianças, em 630 cidades.
Oitavo país do mundo em número de adultos analfabetos, o Brasil ainda tem apenas 8% da população com pleno domínio do português e capacidade de se expressar, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa. Pensando em reverter esses números no futuro, Robson Melo e Pedro Concy abriram mão de suas carreiras jurídicas em grandes corporações e criaram em 2009 essa startup que transforma crianças em jovens autores. Voltada para a faixa etária de 3 a 10 anos, a Estante Mágica opera com custo zero para as escolas espalhadas pelo Brasil.
Como funciona
O processo é simples: o colégio interessado se cadastra na plataforma, escolhe a proposta de conteúdo que quer adotar em sala de aula e, a partir daí, cada aluno cria a sua própria história, com textos e desenhos. Os pais são convidados a esreverem uma pequena biografia dos filhos, que também será incluída na publicação. Toda a produção vai resultar em um e-book gratuito. A família que desejar o livro impresso pode encomendá-lo. E é da venda desses livros que vem toda a receita da Estante Mágica.
A ideia do projeto é proporcionar uma divertida experiência aos pequenos, inspirando as crianças para o mundo moderno – os chamados 5Cs (comunicação, criatividade, colaboração, curiosidade e criticidade (pensamento crítico)) – transformando-as em protagonistas do próprio aprendizado. O desejo dos criadores Robson e Pedro é chegar a 350 mil autores ainda esse ano e, até 2030, atingir um bilhão de crianças em todo o mundo.
Se quiser conferir as obras dos autores mirins e conhecer melhor esse projeto inspirador, acesse aqui.
https://youtu.be/iB2ql0XFXWI
fonte: Estante Mágica