As escolas municipais de Araucária começaram a receber as “livrotecas”, estruturas que fazem parte do projeto “Leitura Sustentável: crianças sonham e preservam o meio ambiente”. O projeto incentiva a reutilização de livros e materiais inservíveis, já que, neste caso, são utilizadas geladeiras para armazenar as obras literárias.
O reaproveitamento dessas geladeiras fomenta a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade e faz com que as livrotecas sejam uma extensão da biblioteca da unidade escolar, possibilitando novos espaços literários e educacionais.
O acervo fica disponível para empréstimo para os estudantes e também para a comunidade local, sendo possível fazer a leitura no local ou levar para casa. No ambiente escolar, o projeto conta ainda com momentos de contação de histórias e atividades pedagógicas que estimulam a preservação ambiental.
A escola municipal Professor Arlindo Milton Druszcz foi a primeira a receber uma livroteca. A diretora da unidade, Simone Nunes, comentou que, assim que a livroteca foi aberta, as crianças demonstraram grande interesse e curiosidade. “Além do incentivo à leitura voltado aos estudantes, quando alguém está próximo à livroteca aguardando algo, sempre aproveita para ler”, disse.
A iniciativa da Prefeitura de Araucária conta com a colaboração e parceria de empresas do município, que apadrinharam estes espaços e fazem a doação dos títulos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), somente neste mês mais cinco escolas receberão as geladeiras recheadas de livros e gibis e, muito em breve, a ideia da pasta é que cada escola tenha a sua própria livroteca.
fonte: Prefeitura de Araucária