Uma das principais premiações do cinema internacional, o Oscar, divulgou na quinta-feira (23/1) os indicados de sua edição 2025. O destaque desse ano vai para o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui“, que recebeu duas indicações (Melhor Filme e Melhor Filme Internacional), além da atriz Fernanda Torres, que ganhou uma indicação na categoria Melhor Atriz.
O Muralzinho de Ideias listou abaixo esses filmes, com destaque para as categorias Melhor Animação e Melhor Curta de Animação, modalidades que apresentam produções infantis entre os escolhidos.
Cerimônia
A 97ª edição do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está marcada para o dia 2 de março, a partir das 21h no horário de Brasília. No Brasil, a TNT transmite o prêmio na TV fechada e a Max transmite via streaming.
Indicados a categoria “Melhor Animação
– “Flow”
Uma animação que segue a jornada emocional de um personagem tentando encontrar seu lugar em um mundo em constante mudança. Explora temas de autodescoberta e crescimento pessoal, com um estilo visual único que representa o fluxo de sentimentos e experiências.
– “Divertida Mente 2”
Na sequência de “Divertida Mente”, Riley enfrenta os desafios da adolescência, enquanto ela navega por novas emoções e desafios à medida que cresce. O filme mistura humor com temas mais profundos sobre as mudanças na vida e o crescimento pessoal.
– “Memórias de Um Caracol”
A história de um caracol que, apesar de sua natureza lenta, tem memórias valiosas que refletem sobre a importância de pequenos momentos da vida e o significado das experiências individuais. A animação foca em temas de tempo e como, mesmo os menores e mais simples momentos da vida, podem ter um grande significado.
– “Wallace & Gromit: Avengança”
Os amados personagens Wallace e Gromit retornam em uma nova aventura recheada de mistério e humor, mantendo a tradicional animação em stop-motion e as invenções criativas e engraçadas. A série é conhecida por seu humor peculiar, detalhes minuciosos e criatividade no uso de materiais para contar histórias.
– “O Robô Selvagem”
O filme segue um robô que é deixado na natureza selvagem e precisa aprender a sobreviver. Ele explora temas de adaptação, identidade e o contraste entre a tecnologia e o mundo natural.
O filme provavelmente explora temas de adaptação, natureza e o papel da tecnologia na vida moderna, com o robô tentando se integrar ao mundo natural ao seu redor.
Confira mais alguns destaques abaixo:
Melhor Curta de Animação
– “Beautiful Men”
– “In The Shadow Of Cypress”
– “Magic Candies”
– “Wander To Wonder”
– “Yuck!”
Melhor filme
– “Ainda Estou Aqui”
– “Anora”
– “O Brutalista”
– “Um Completo Desconhecido”
– “Conclave”
– “Duna: Parte 2”
– “Emilia Pérez”
– “Nickel boys”
– “A Substância”
– “Wicked”
Melhor Atriz
– Fernanda Torres (“Ainda Estou Aqui”)
– Mikey Madison (“Anora”)
– Demi Moore (“A substância”)
– Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”)
– Cynthia Erivo (“Wicked”)
Melhor Filme Internacional
– “Ainda Estou Aqui” (Brasil)
– “Emilia Pérez” (França)
– “Flow” (Letônia)
– “A Garota da Agulha” (Dinamarca)
– “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha)
Melhor Atriz Coadjuvante
– Monica Barbaro (“Um completo desconhecido”)
– Ariana Grande – (“Wicked”)
– Felicity Jones – (“O Brutalista”)
– Isabella Rossellini – (“Conclave”)
– Zoe Saldaña – (“Emilia Pérez”)
Melhor figurino
– “Um Completo Desconhecido”
– “Conclave”
– “Gladiador 2”
– “Nosferatu”
– “Wicked”
Melhor Trilha sonora
– “O Brutalista”
– “Conclave”
– “Emilia Pérez”
– “Wicked”
– “O Robô Selvagem”
Melhor Montagem
– “Anora”
– “O Brutalista”
– “Conclave”
– “Emilia Pérez”
– “Wicked”
Melhor Som
– “Um Completo Desconhecido”
– “Duna: Parte 2”
– “Emilia Pérez”
– “Wicked”
– “O Robô Selvagem”
fonte: G1