A Avenida República Argentina, no bairro Água Verde, em Curitiba, está ganhando mudas da árvores que transformarão outro ponto de Curitiba em local instagramável. São mil mudas de liquidâmbares, aquela árvore que, no outono, gera cenas incríveis e dignas de lindas fotos na cidade, como acontece na famosa Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, no bairro Mossunguê.
Segundo a Prefeitura, trata-se do quinto corredor verde de Curitiba. Os plantios estão previstos para acontecer até a Linha Verde, o que inclui a continuação da via, a Avenida Winston Churchill.
O diretor de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria de Meio Ambiente, José Roberto Roloff, lembra que os outros pontos com árvores de outuno ficam nas ruas Padre Anchieta, Deputado Heitor Alencar Furtado, avenidas João Gualberto e Paraná e Sete de Setembro.
“Nestes locais, as árvores ajudam a reduzir os ruídos do tráfego e na filtragem do ar, além de serem aliadas no enfrentamento das mudanças climáticas”, explicou. Os plantios entram na conta do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba, que já conta com mais de 286 mil novas mudas.
Plantio dos liquidâmbares em Curitiba
O plantio dos primeiros 100 exemplares, entre a Praça do Japão e a Rua Petit Carneiro, foram finalizados na última segunda-feira (09), sob os olhares atentos do aposentado Diniz Francisco Traiano, morador da região há mais de 30 anos. “Fiquei contente em ver o trabalho, faltava verde aqui para embelezar a República Argentina. Vai ficar muito agradável”, disse.
De onde são as mudas?
As mudas plantadas, produzidas pelo Horto Municipal da Barreirinha já têm cerca de quatro anos, de acordo com o engenheiro agrônomo responsável pelo local, Roberto Salgueiro. “Como estimamos 14 anos para o total desenvolvimento de um exemplar da espécie, em cerca de 10, elas já estarão cheias. Em 20 anos, teremos um cenário semelhante ao da Deputado Heitor Alencar Furtado”, avaliou.
Desafio 100 mil árvores
Os plantios fazem parte do Desafio 100 mil Árvores para Curitiba, que tem o objetivo de atingir esse número de novas mudas a cada ano. Toda a população pode ajudar a aumentar a infraestrutura verde de Curitiba e reforçar as medidas de resiliência contra as mudanças climáticas. Plantios feitos em via pública ou em áreas privadas entram na conta.
Mas da onde veio essa árvore?
Nos idos de 2001, Roberto Salgueiro, engenheiro florestal do Horto Municipal da Barreirinha, ligado à Prefeitura Curitiba, não imaginava que as pequenas mudas escolhidas para a arborização do trajeto que começa nas imediações da Rua Mario Tourinho e segue até o Terminal Campo Comprido, virariam atração turística 20 anos mais tarde.
Foi ele o responsável pela escolha, cultivo e plantio da espécie Liquidambar na cidade. Importados dos Estados Unidos e plantados quase artesanalmente pela equipe da prefeitura, 853 Liquidambares – que levam o nome por conta da resina cor de âmbar que produzem – foram instalados um a um, a cada 10 metros, às margens da rua.
fonte: Tribuna PR/Prefeitura de Curitiba
imagens: Ricardo Marajó
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da produção do evento.