Diversão

Curitiba na primavera: 5 programas pra curtir em família

28/09/2022
Curitiba na primavera: 5 programas pra curtir em família

A chegada da primavera na última quinta-feira (22/9) é um bom motivo para turistas e moradores explorarem ou redescobrirem atrações de Curitiba.

Confira abaixo cinco dicas sugeridas pela Prefeitura para aproveitar ainda mais a cidade durante a estação:

 

Cores primaveris nos parques, bosques e jardins

Petúnias rosas, begônias e bocas-de-leão são alguns exemplos de flores da estação que começam a dar nova cor aos parques, bosques e jardins de Curitiba.

Há espaços verdes em cada canto da cidade. Sao áreas relaxantes ou para atividades físicas, românticas ou para encontrar amigos. Seja o Barigui, o Tingui, o Bosque do Papa, o Jardim Botânico, o Tanguá, o Passaúna ou o Lago Azul, é impossível não passear pela capital sem cruzar com alguns deles.

Com a chegada da primavera, trilhas, pistas de corrida, árvores, lagos, túneis, cascatas, belvederes, pontes e novas flores ficam ainda mais convidativos para caminhar, praticar esportes, fazer um piquenique ou simplesmente contemplar a vida sentado no gramado, ao ar livre.

 

Foto: Pedro Ribas

Feiras da Primavera e Criança no Centro

A chegada da estação das flores marca a abertura das tradicionais Feiras Especiais da Primavera e Criança de Curitiba, que começam com a nova estação nas praças Osório e Santos Andrade, no Centro.

As barracas vão reunir artesanato e culinária da capital, região metropolitana, além de lembranças criativas e lúdicas com temática de flores e para presentear os pequenos no Dia das Crianças (12 de outubro).

As feiras começaram na quinta-feira (22/9) e vão até 11 de outubro. A da Praça Osório funcionará de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h30 às 19h30. Na Praça Santos Andrade, funcionará de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 18h.

 

Foto: Luiz Costa

Doce encanto nos Jardins de Mel

Quando as flores começam a desabrochar, na primavera, as abelhas iniciam intensamente a coleta do néctar e do pólen. Os melhores lugares para apreciar este ritual são os Jardins de Mel, que se espalham por vários espaços da Prefeitura e reúnem charmosas casinhas repletas de abelhas sem ferrão. São mais de 80 locais na cidade.

As colmeias podem ser apreciadas em locais como a Praça Osório, o Parque Barigui, o Jardim Botânico, o Museu de História Natural do Capão da Imbuia, o Bosque Reinhard Maack e o Parque Tingui, além de estar em hortas comunitárias como a do Rio Bonito, no Campo do Santana, a da Visitação, no Boqueirão, e a Santa Rita IV, no Tatuquara.

O programa Jardim de Mel tem como objetivo tornar a população mais consciente sobre a importância das abelhas para o equilíbrio da biodiversidade do planeta.

 

Foto: Valdecir Galor

Hortas do Tatuquara ao Cajuru

Em meio a linhas de alta tensão ou trilhos de trem, pés de alface, couve, brócolis e temperos. Um programa diferente, com clima de primavera, é conhecer uma das 126 hortas comunitárias urbanas com apoio da Prefeitura.

Uma das maiores é a Horta Comunitária Santa Rita IV, no Tatuquara, que reúne 88 famílias de produtores. Além de plantarem para consumo próprio, os agricultores doam para entidades filantrópicas e vizinhos.

Do outro lado da cidade, no Cajuru, está outro ponto que tem apoio do município. No local, produtores cultivam canteiros repletos couve, rúcula, alface, almeirão e mostarda.

Para turistas e curitibanos que se interessaram em conhecer os locais, a Horta Santa Rita IV fica na Rua Pero Vaz de Caminha, s/n, no Tatuquara. Já a Horta do Cajuru fica em frente ao número 100 da Rua Emilio Bertolini.

 

Foto: Pedro Ribas

Rua das Flores

Os canteiros do calçadão da Rua XV de Novembro – ou Rua das Flores, como é carinhosamente conhecida – trazem o clima da primavera a quem passeia pelo local. O colorido das flores ganha um encanto especial na estação.

Além dos canteiros cheios de petúnias e bocas de leão, as bancas comerciais que vendem flores no calçadão oferecem grande abundância de espécies da estação, como begônias, sálvias e tagetes.

Ótima oportunidade para curtir um passeio pela Rua das Flores, conhecer prédios históricos, bares, restaurantes, confeitarias, lojas comerciais e ainda levar um pouco da primavera curitibana para casa.

 

fonte: Prefeitura de Curitiba


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

‼️DISTRIBUIÇÃO GRATUITA de mudas de PAU-BRASIL‼️Oooopa! Cola aqui 👇Na semana do aniversário do Descobrimento do Brasil (22 de abril de 1.500), a Prefeitura de Curitiba fará distribuição gratuita de uma espécie inédita: o pau-brasil. 📍 As distribuições serão feitas na manhã desta terça-feira (23/04), em todas as regionais de Curitiba. Regional Bairro NovoRegional CICRegional Boa VistaRegional BoqueirãoRegional CajuruRegional MatrizRegional PinheirinhoRegional PortãoRegional Santa FelicidadeRegional TatuquaraSerão doadas 5 mil espécies e metade será de pau-brasil. Cada Rua da Cidadania vai disponibilizar 500 mudas à população (250 de pau-brasil).Além do pau-brasil, os interessados poderão coletar espécies nativas, como sibipiruna e ipês de cores variadas, e frutíferas, como pitanga e jabuticaba, cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha.Tem os endereços das Regionais e quer saber o horário certinho para retirar a sua mudinha? Pede no direct/mensagem privada que envio! 🪴💛 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.