Com a chegada do verão e das férias escolares, as famílias brasileiras se preparam para momentos de lazer ao ar livre, viagens e diversão. No entanto, a estação mais quente do ano também pode trazer um aumento nos casos de doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, a Zika e chikungunya.
Para os pais, proteger os filhos é prioridade, especialmente durante atividades ao ar livre, considerando que o Brasil registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue, segundo o Ministério da Saúde, entre janeiro e outubro deste ano.
Diante disso, a SC Johnson, principal fabricante de produtos domésticos de controle de pragas do mundo e responsável pelo Centro SC Johnson de Ciência de Insetos e Saúde da Família – um dos maiores centros privados de pesquisa entomológica urbana –, compartilha dicas práticas para assegurar o bem-estar das famílias, protegendo a todos contra os mosquitos e garantindo férias escolares mais seguras e agradáveis para todas as idades.
Janeiro, por ser verão, é um período em que historicamente os casos tendem a aumentar, reforçando a importância de cuidados preventivos. Ter segurança para toda a família envolve o uso de repelentes tópicos adequados, especialmente aqueles formulados com ingredientes como DEET ou icaridina, reconhecidos por sua eficácia. Esses produtos devem ser aplicados corretamente, respeitando as indicações de idade e frequência de reaplicação especificadas no rótulo. Além disso, proteger os ambientes onde todos circulam com soluções eficazes para crianças e adultos é indispensável.
Outra medida importante para aproveitar o verão com segurança é eliminar qualquer acúmulo de água parada em quintais, jardins e recipientes, evitando a formação de criadouros de mosquitos. Mais algumas dicas incluem:
– O adulto deve aplicar o produto em si mesmo e nos pequenos, garantindo que o repelente seja utilizado de forma adequada e em quantidades seguras.
– E falando sobre quantidade, evite exageros. Usar repelente em excesso não melhora a proteção nem aumenta a duração do efeito. Aplique a quantidade necessária e prefira locais bem ventilados.
– Aplique primeiro o protetor solar e, em seguida, o repelente, para que ambos atuem da maneira esperada.
– Aplique o repelente sobre a pele exposta e roupas. Não é indicado usar o produto por baixo das roupas, já que isso pode reduzir sua eficácia.
– Tenha cuidado com áreas sensíveis. Para o rosto e pescoço, coloque o produto nas mãos antes de espalhá-lo, especialmente ao usá-lo em crianças. Não aplique o produto próximo aos olhos, lábios, orelhas ou sobre cortes e pele irritada. Se o repelente atingir os olhos, lave-os imediatamente com água em abundância.
– Cada repelente tem instruções específicas para garantir um uso seguro e eficaz. Siga as instruções do rótulo.
– Após banho ou transpiração intensa, é importante reaplicar o produto para manter a proteção.
– Mesmo que você esteja com dengue, continue usando repelente, pois isso evita que mosquitos se tornem vetores da doença para outras pessoas.
Como parte de seu compromisso com a conscientização sobre a prevenção de doenças transmitidas por mosquitos, a SC Johnson patrocina duas exposições interativas abertas ao público nestas férias no Brasil, que oferecem ótimas opções de lazer ao ar livre para as famílias. Utilizando recursos tecnológicos e visuais, as exposições exploram o universo dos mosquitos transmissores de doenças como dengue e malária, proporcionando aprendizado de forma divertida e educativa.
Em Manaus, a exposição Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?, idealizada pelo Museu da Vida da Fiocruz, proporciona uma experiência única no Bosque da Ciência.
Já no Rio de Janeiro, a mostra Aedes: Que mosquito é esse? ocupa o icônico Castelo da Fiocruz até 31 de janeiro, e oferece uma jornada lúdica e interativa, com destaque para uma escultura impressionante de um mosquito fêmea.
Ambas as exposições são gratuitas, ideais para quem procura um programa que une diversão, aprendizado e consciência ambiental, além da oportunidade da família toda aprender sobre a importância de adotar medidas preventivas contra os mosquitos.
fonte: Edelman Brasil