Quando fevereiro chega, traz consigo a maior festa popular do Brasil: o Carnaval! Se a época já encanta as crianças com glitter, confete e fantasias, a literatura pode oferecer uma visão ainda mais rica dessa celebração.
Para quem não vai cair na folia das ruas ou quer uma pausa entre um bloquinho e outro, que tal mergulhar em histórias carnavalescas? O portal Lunetas selecionou seis livros que apresentam o Carnaval sob diferentes perspectivas para os pequenos.
Com narrativas que exploram desde a trajetória de sambistas até o dia a dia das escolas de samba, passando pela busca pela fantasia perfeita, esses livros mostram que nem todo carnaval é igual – e nem todo folião também.
Enquanto alguns curtem a festa nas ruas, outros preferem aproveitar em casa, e há ainda aqueles que alternam entre as duas opções. Venha descobrir, por meio da literatura, os diversos carnavais que acontecem pelo país.
Ô abre alas – Duda Olivia
Em uma cidade cinza e sem vida, onde as crianças eram proibidas de cantar, dançar, usar cores ou até abrir as janelas, um visitante misterioso chegou trazendo notas musicais em sua capa. Inspirado pelos versos de Chiquinha Gonzaga, ele mostrou como a música, a dança e o riso podem aquecer até os corações mais frios. Com ilustrações vibrantes em pastel seco e uma narrativa cheia de cores, o livro celebra a união, o respeito, a liberdade e a alegria, apresentando personagens únicos que desfilam pela história em uma verdadeira festa de transformação.
O Bloco – Marcello Araújo
Enquanto o Carnaval, uma das maiores festas populares do Brasil, ainda não chega, a festa ganha vida no livro O bloco, de Marcello Araujo. Voltado para crianças em fase de aprendizado dos números, o livro faz uma contagem de 1 a 10, apresentando os instrumentos musicais típicos das marchinhas carnavalescas, como surdo, agogô, pandeiro e tamborim. De forma lúdica e divertida, a obra ensina os pequenos a contar enquanto os introduz ao ritmo e à alegria do Carnaval.
O Rapto Do Galo – Fabiana E Rosinha Campos
No livro de estreia de Fabiana Karla, o Galo da Madrugada, símbolo do famoso bloco carnavalesco de Recife, desaparece às vésperas do Carnaval. Com o Momo se recusando a abrir a festa, personagens folclóricos como o Homem da Meia-Noite, a Mulher do Dia e os bonecos de mestre Vitalino se unem para encontrá-lo. Em um cordel contemporâneo, enriquecido com as ilustrações de Rosinha, a história celebra o folclore pernambucano e a cultura popular, culminando em um plano infalível do Cirandeiro para salvar a festa.
Os Ibejis E O Carnaval – Helena Theodoro E Luciana Justiani Hees
Neste livro, a escritora Helena Theodoro conta para seus dois netos, Neinho e Lalá, histórias do carnaval. ‘Os Ibejis e o carnaval’ é ilustrado por Luciana Justiniani Hees, possui ainda um glossário no qual o pequeno leitor poderá saber mais sobre essa festa brasileira.
fonte: Lunetas