Educação

Canal de arte-educação é opção de lazer para os pequenos no mês das crianças

11/10/2022
Canal de arte-educação é opção de lazer para os pequenos no mês das crianças

Ensinar brincadeiras criativas por meio de vídeos, enquanto provoca nas crianças a vontade de sair da frente da tela. Esse é o objetivo do canal criado pela Parabolé Educação e Cultura. A ideia da plataforma é reunir e disponibilizar conteúdos sobre jogos dos mais tradicionais, histórias populares e, em especial, sugestões para o trabalho de arte-educação com crianças.

Criado há sete anos, o canal tem como maior desafio manter um formato que não é usual no YouTube. “Não temos um Youtuber apresentando os vídeos. Em nosso canal, são as crianças que apresentam as suas brincadeiras. Então, isso dificulta um pouco, pois o espaço não se personifica na figura de alguém. Por outro lado, isso faz com que os conteúdos sejam mais perenes e atemporais”, revela Nélio Spréa, criador do canal.

 

Jogos, brincadeiras e música

Sobre estimular as crianças a brincarem fora das telas, Nélio afirma que isso é possível porque os vídeos estimulam a prática das brincadeiras, fazendo com que os pequeninos vejam os vídeos e logo saiam para brincar.

De acordo com Nélio Spréa, as publicações com brincadeiras são as mais assistidas. “Destacam-se os tutoriais com brincadeiras de mãos e a série AUÊ, composta por dezenas de vídeos com brincadeiras no recreio de diferentes escolas”.

Entre os jogos disponíveis, estão: Fui à China, Popeye, BabaLu, Com quem será?, Parará Parati, Adoleta, Copo de Leite. Há ainda Cantigas de Roda, Acalantos, Cirandas e shows e apresentações de bandas musicais voltadas ao público infantil.

 

Conteúdo Literário

Além dos vídeos de jogos, também é possível conhecer no canal mais de cinquenta histórias populares e diversos conteúdos literários que geram o interesse em crianças e professores. Os gêneros literárois são diversos. Vão desde literatura indígena, contos e lendas do folclore brasileiro até cordel, quadrinhos e literatura ilustrada. Entrevistas com autores nacionais também figuram entre os vídeos.

 

Arte-educação

Apesar de ser um canal online, boa parte do sucesso da plataforma se deve a uma divulgação à moda antiga: no boca à boca. Segundo Spréa, a Parabolé está diariamente em escolas, encontrando crianças nas oficinas e apresentações. Além disso, também há muito contato do núcleo de arte-educadores da Parabolé com professores, em cursos e palestras realizados pela produtora. “Nessas ocasiões, mostramos alguns vídeos e divulgamos o canal”, conta.

Isso faz com que o grupo de arte-educadores mantenha um relacionamento com seu público fora e dentro das telas. Sobre o engajamento e relacionamento com os espectadores, Nélio conta que há uma troca intensa por meio dos comentários. Ele revela que, diariamente, muitos professores e crianças deixam recados, fazem perguntas e pedem dicas por meio da plataforma.

Após completar sete anos em grande comemoração, devido ao número dos inscritos, o projeto tem a meta de ampliar o alcance do canal também nos próximos sete anos. “Queremos fortalecer e valorizar essas práticas lúdicas tradicionais. Nosso objetivo é chegar a 1 milhão de inscritos no nosso canal do YouTube”, finaliza.

Acesse o canal aqui.

 

fonte:  Com Leite Comunicação | Lívia Zeferino


Compartilhe esta página

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.