Durante todo o mês de maio, o Cine Passeio, a rede Cinemark e a Biblioteca Pública do Paraná participam da campanha Defenda-se. A ação batalha conta o abuso sexual infantil por meio da animação “Autodefesa e segurança on-line”.
O vídeo da campanha será projetado antes de todas as sessões de cinema do Cine Passeio e da rede Cinemark durante o mês de maio. A Biblioteca Pública do Paraná também fará parte da ação exibindo o vídeo dentro do projeto Cine Pipoca.
A animação faz parte de uma série criada pelo Centro Marista de Defesa da Infância com o objetivo de promover a autodefesa de crianças contra a violência sexual. A iniciativa está dentro da campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece em 18 de maio.
O vídeo traz mensagens sobre o acesso precoce à tecnologia, cuidado com o compartilhamento de imagens e informações pessoais, respeito à faixa etária indicada para redes sociais e a importância do brincar fora das telas. Há também uma mensagem para pais e responsáveis sobre a necessidade de acompanhar e monitorar o acesso.
A campanha Defenda-se traz 14 vídeos educativos animados, apropriados para meninas e meninos entre 4 e 12 anos de idade, que apresentam situações em que as crianças agem em sua defesa, especialmente pelo reconhecimento de estratégias que dificultam a ação dos agressores. Há, também, materiais formativos para adultos sobre enfrentamento à violência sexual, revelação espontânea e segurança online.
Todos os conteúdos podem ser acessados gratuitamente no site da campanha: defenda-se.com
fonte: RIC PR