O artista senegalês Bou Bou Niang (26) tem ganhado as redes sociais com vídeos em timelapse de suas pinturas. Os métodos usados pelo artista são o diferencial: materiais inusitados como luvas de boxe, bolsas, flores e até um terno viram arte nas mãos de Bou Bou.
A conta oficial do artista no Instagram já acumula quase 3 milhões de seguidores. Nos comentários, internautas elogiam e demonstram surpresa com a técnica peculiar de pintar com a tela de cabeça para baixo. Durante o processo, é difícil identificar a imagem que vai surgindo, o que instiga a curiosidade de ver o vídeo até o fim para saber do resultado.
Entre suas pinturas, ele destaca personalidades negras e presta homenagens, como no caso do quadro de Chadwick Boseman. Bou Bou utilizou rosas para pintar o busto do ator falecido.
Um dos vídeos preferidos dos internautas é o que homenageia George Floyd. Usando o boné que estava em sua cabeça, o artista faz surgir na tela o homem negro que se tornou símbolo na luta antirracista e contra a violência policial nos Estados Unidos.
Ver essa foto no Instagram
Quando tinha 14 anos, Bou Bou deixou o Senegal e foi morar com um tio em Turim, na Itália. Foi lá que ele se formou em artes, e foi lá que ele decidiu criar algo revolucionário.
“Eu desenhava a lápis, era um pouco mais perfeito, mais fotográfico. Eu vi que tinha que revolucionar, ou seja, não fazer o mesmo que fizeram Leonardo Da Vinci, Picasso, Jackson Pollock ou Andy Warhol. Assim, decidi fazer o que chama a atenção. Como as partes do corpo são poucas, pensei em usar objetos. E depois pensei em relacionar o objeto à pessoa que eu desenho. Por exemplo, se desenho Mandela, uso o mapa da África, se desenho Muhammad Ali, uso luvas de box”, explica Bou Bou.
Para conferir todas as obras do artista, clique aqui.
fonte: UOL/ G1