Por iniciativa própria, o professor de espanhol, Luís Soriano, acorda cedo nos fins de semana para dar aulas em comunidades rurais da Colômbia. Ele faz todo o trajeto há 20 anos com os seus burros: Alfa e Beto.
O homem aproveitou de selas de animais e criou o projeto chamado “Biblioburro”, que tem como objetivo levar livro para as crianças que não têm acesso a leitura, por morarem muito distante do centro da cidade.
“Se eles não têm biblioteca, temos que inventar uma*, afirmou Luis. Além disso, ele também ajuda as crianças a ler e contar histórias. Sua atitude chamou a atenção da internet, comovendo milhares de pessoas.
Soriano sempre foi fascinado pela leitura desde pequeno e formou-se em Literatura Espanhola com um professor que visitava a aldeia duas vezes por mês. Após observar o poder que a leitura tinha para transformar seus alunos, veio-lhe a ideia de percorrer comunidades no interior da Colômbia com uma livraria portátil. O projeto começou no final dos anos 90, com aproximadamente 70 livros.
Soriano, então, recebeu um monte de doações de livros dos fãs do programa. Em 2008, a coleção de livros chegou a 4.800 obras. O professor também recebe uma ajuda de custos de uma livraria pública da cidade de Santa Marta, que o contratou como trabalhador satélite. Atualmente, o projeto abrange os municípios do interior do Departamento de Magdalena.
fonte: Pais&Filhos/Biblioburro/The New York Times