Sonhar é o que impulsiona cada vez mais Beatriz Peres de Oliveira, de 12 anos, a dar asas a sua imaginação, que, diga-se de passagem, não para nunca (ela já está escrevendo a terceira aventura do TOB).
Depois de vencer um câncer cerebral de grau 4, a menina da cidade de São Francisco do Sul, incentivada pelos sonhadores, como ela gosta de chamar os mais de 6 mil seguidores de sua fanpage, lançou na quinta-feira passada (13), em Blumenau, seu segundo livro TOB, na fazenda, com ilustração de Taizane Silva.
Blumenau foi escolhida para ser a primeira cidade onde o livro foi lançado, pois é a cidade em que Bia realizou parte de seu tratamento e toda uma equipe de profissionais da saúde também travou uma luta gigantesca contra a doença.
No decorrer do mês de agosto, mais três cidades recebem TOB, na fazenda. Em Curitiba, o evento acontecerá sábado, 22/8, das 17h30 às 19h, na Le Mundi Livroteca Café. Na programação: sessão de autógrafos e contação da história da Bia pela “tia Jô” da Ziriguidum Escola de Música.
TOB, na fazenda é a continuidade de seu primeiro livro, mas que vem com uma pitada de romantismo, já que TOB ganhou uma companheira na nova aventura, a Laika. “A inspiração veio de minhas próprias ideias e levei mais ou menos uns três meses para que ficasse do jeito que eu queria. Só posso dizer que é uma aventura apaixonante”, relata Bia deixando estrategicamente um suspense no ar para que as pessoas fiquem curiosas em comprar seu livro.
Desta vez, diferente do primeiro, que foi impresso com recursos próprios, os 1.500 exemplares do segundo livro contou com o patrocínio da Editora Nova Letra, Rudi Beckhauser e mais uma patrocinadora anônima. O TOB, na fazenda custa R$ 15,00 e o Kit com o livro e o TOB ou a Laika de pelúcia, R$ 50,00. A renda obtida com as vendas será destinada para a realização de tratamento alternativo de reabilitação da Bia, obtenção de fundos para a edição de outros livros (sim, a Bia já tem outro livro escrito e muitas outras histórias para contar) e para ajudar os animais de rua, seu principal sonho.
Bia, como é carinhosamente chamada por todos, foi diagnosticada em 19 de março de 2013 com tumor cerebral maligno, de grau 4 – meduloblastoma. De lá para cá, foram cerca de 10 cirurgias na cabeça, dois meses sem conseguir falar e comer (alimentação era apenas por sonda), sessões de radioterapia e quimioterapia, três internações em UTI – Unidade de Terapia Intensiva.
Foi exatamente, na véspera de uma internação para a realização de quimioterapia, ainda em 2013, que Bia resolveu resgatar uma história que escreveu quando tinha apenas 6 anos. “Aos 5 anos de idade, a Bia já estava alfabetizada. O seu sonho sempre foi publicar um livro para ajudar os animais de rua e, aos 6 anos, ela deu vida ao Tob, o personagem de seu livro. Um cachorrinho de rua que encontrou um lar com muito amor para morar”, relata a mãe, Fabiane Peres.
Assim, com a ajuda de muitos sonhadores o livro TOB, o cachorro campeão, foi lançado em Blumenau no dia 25 de setembro de 2014. Foi mencionado no Programa do Faustão (outro sonho da Bia) e em diversas matérias em jornais impressos e TV, ganhou a versão em inglês e ainda foi traduzido para o espanhol para ser uma peça de teatro em uma escola na Bolívia. Além disso, a menina sonhadora conseguiu conhecer o escritor Ziraldo e o cantor Thiaguinho. E como o Menino Maluquinho de Ziraldo, ela não para de sonhar e surpreender a todos.