Educação

TETEAR TECH: arte e tecnologia em oficinas de escolas públicas de Campo Largo

31/08/2022
TETEAR TECH: arte e tecnologia em oficinas de escolas públicas de Campo Largo

Desde a primeira quinzena de março, escolas das redes municipais e estaduais das cidades de Campo Largo (PR) e Piracicaba (SP) contam com um apoio extra na educação de seus alunos. É o Tetear Tech – projeto da Parabolé e da Criacom que oferece aos estudantes oficinas artísticas e tecnológicas. O projeto ficará em funcionamento nas escolas das regiões durante todo o ano letivo.

A iniciativa é pautada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e traz em sua essência temas voltados à Agenda 2030 das Nações Unidas. Para acontecer, o projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e por empresas patrocinadoras, chegando à sua nona edição em 2022.

“A partir deste ano, o projeto está integrado à grade curricular em 90% das instituições parceiras, beneficiando semanalmente mais de mil crianças e adolescentes. No total de todos os anos, foram mais de cinco mil estudantes com a oportunidade de aprender gratuitamente artes visuais, circo, dança, percussão, teatro, além de criatividade, inovação e tecnologia. Este projeto e estes alunos são fruto do incentivo à cultura, integrando iniciativas públicas e privadas.” diz Rafael Galvão, coordenador geral do Tetear Tech.

 

 

O Tetear Tech é baseado em metodologias ativas e, por isso, incentiva os participantes a atuarem com suas aptidões colaborativas, criativas e críticas, favorecendo a autoestima e inclusão social. Thiago Domingues, coordenador de oficinas do projeto em Campo Largo, revela que o projeto traz benefícios para a vida.

“Ao trabalhar diferentes perspectivas de aprendizagem, os alunos descobrem seus potenciais e interesses, apresentam possibilidades para lidar com o novo e escrevem sua trajetória pautada na superação de desafios, de maneira contínua. É incrível ver em cada um o brilho nos olhos ao buscar ser protagonista no processo das distintas aprendizagens”, conta Thiago.

As atividades trabalhadas nas oficinas estabelecem um diálogo entre os conhecimentos sistematizados na escola com as práticas relacionadas a vivências de processos criativos e experiências estéticas, proporcionando aos estudantes o contato com diferentes linguagens, tanto artísticas quanto tecnológicas.

Para garantir que as aulas causem reais impactos para os estudantes, o programa foca no aprendizado por meio de projetos, fortalecendo a importância em desenvolvermos habilidades relacionadas ao trabalho em equipe, ao desenvolvimento da empatia e do autoconhecimento.

 

Apoiadores em prol da educação

Para fazer o projeto acontecer, algumas empresas têm um papel especial na missão, como os patrocinadores Oji Papéis e Caterpillar. Os parceiros do projeto Tetear Tech contribuem para a viabilização de uma educação diferenciada e focada no futuro.

Dorotéa Stoco, Secretária Municipal de Educação de Campo Largo, garante que o projeto e todos os seus apoiadores são parte essencial de um caminho de sucesso que se abre para os estudantes envolvidos, o que o torna uma ação educacional de extrema relevância para o município e para o ensino público.

“Cada pessoa e empresa realizadoras do Tetear Tech deixam uma semente de esperança, criatividade e amor nos alunos que participam das oficinas. Oferecer tudo isso para essas crianças e adolescentes nos dá a perspectiva de um amanhã melhor”, afirma.

Sobre o Tetear Tech

Criado para proporcionar vivência de processos criativos, contato com o universo artístico e interação com as transformações tecnológicas, o projeto acontece desde 2011 e, até então, é realizado em duas cidades (Campo Largo-PR e Piracicaba-SP) e atendeu 5.500 crianças e adolescentes no total. Para mais informações acesse o site www.tetear.com.br

 

fonte: Tetear Tech


Compartilhe esta página

Muralzinho no Insta

Siga nosso perfil

Muralzinho no Face

Esta mensagem é visível apenas para administradores.
Problema ao exibir posts do Facebook. Cache de backup em uso.
Clique para mostrar o erro
Erro: (#200) Provide valid app ID Tipo: OAuthException
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.