Animação

Animações brasileiras para assistir de graça no streaming

06/03/2025
Animações brasileiras para assistir de graça no streaming

O Itaú Cultural Play é uma plataforma de streaming gratuita com um catálogo focado em produções brasileiras. Entre seus conteúdos, destaca-se as produções infantis, que trazem histórias lúdicas, educativas e repletas de criatividade, promovendo o acesso a narrativas nacionais voltadas ao público mirim.

Com um acervo que inclui animações encantadoras, contos folclóricos e aventuras cheias de imaginação, o Itaú Cultural Play proporciona uma experiência segura e enriquecedora para as crianças, incentivando o contato com a cultura brasileira desde cedo. Confira a lista de 10 filmes presentes no catálogo.

Òrun Àiyé – a criação do mundo

Um avô narra à sua neta a história da criação do mundo e dos seres humanos, segundo a mitologia iorubá. Tal como um velho contador, ele apresenta a jornada dos orixás e os conflitos deste episódio de nascimento, no qual homens e mulheres são moldados a partir do barro.

Utilizando diferentes técnicas de animação, e com olhar feminino, as jovens diretoras celebram a importância da cultura afro-brasileira como espaço de preservação da memória, de respeito aos mais velhos e à natureza. Participação de Carlinhos Brown.

 

Além da lenda

Um livro mágico com as lendas do nosso folclore é mantido em segredo na Montanha Coração do Brasil, que só se revela uma vez por ano, no Dia do Saci. Vindos de um lugar estranho, uma gata-bruxa, um espantalho e um fantasma querem sequestrar a obra. Mas seus planos são frustrados por um trio de personagens muito especial e por um menino destemido.

Primeiro filme de animação produzido em Pernambuco, o longa recupera o encanto do folclore brasileiro e suas principais lendas, criando uma história colorida, ágil e cheia de humor, capaz de agradar a crianças e adultos. Exibido com sucesso nos cinemas do país, Além da lenda é um filme para ser visto em família.


Contos Mirabolantes – O Olho do Mapinguari

Maria Estrela adora ouvir histórias antes de dormir. Mas, nessa noite em especial, ela quer inventar um conto mirabolante e narrá-lo para os pais. A história que ela conta é a do Mapinguari, um enorme monstro que perde seu único olho na floresta. Para encontrá-lo, o aflito Mapinguari terá o apoio de uma heroína muito especial e de seu fabuloso boi-bumbá.

O curta segue o ritmo das contações de histórias infantis, resgatando a antiga lenda amazônica do Mapinguari, uma simpática figura mitológica. A partir do relato de sua protagonista, a animação celebra a criatividade e a imaginação de todas as crianças. Menção Honrosa do Júri Oficial na 22ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

 

Lé com cré

Diferentes personagens – dentre eles um elefante, um cachorrinho, uma princesa ruiva e um adulto – refletem sobre três temas de grande complexidade para todos nós: o dinheiro, o medo e as diferenças entre meninos e meninas. De seus divertidos comentários e percepções brota uma inesperada sabedoria.

Premiado no Anima Mundi, mais importante festival brasileiro dedicado ao cinema de animação, foi realizado a partir de entrevistas com crianças de idades e condições sociais diversas, e a partir de técnicas de stopmotion. Engraçado, inteligente, sagaz, traz ensinamentos válidos para todas as gerações.

 

Anacleto, o balão

Existem balões coloridos, que participam de festas, cantam parabéns, enquanto outros ficam encolhidos até esvaziarem. Já o balão Anacleto é do tipo extrovertido e brincalhão, que gosta de se esconder e dar sustos.

De forma lúdica e leve, este curta inspirado no livro homônimo da escritora Carol Sakura, trata das emoções que atravessam a infância de todos. Os traços simples e as cores suaves geram a identificação necessária para explorar os sentimentos e o amadurecimento da melhor forma: brincando e imaginando. Diversão garantida para toda a família.


Quintal

Diadorim, é uma menina sonhadora, e Riobaldo, um alegre passarinho azul. Em um terreno abandonado, aparentemente esquecido pela cidade grande, eles buscam juntos se libertar das limitações impostas pelo cotidiano. Inspirado na obra de Manoel de Barros.

O primeiro projeto autoral do Núcleo de Animação da Escola de Belas Artes – UFBA, parte de um caldeirão de referências. Inspira-se na poética de Manoel de Barros, nos personagens eternizados na obra de João Guimarães Rosa e nos traços de O menino e o mundo, de Alê Abreu. Tudo para criar seu próprio universo novo e brincante e chamar as crianças para ocupar este mesmo quintal.


A menina atrás do espelho

Uma menina sente-se reprimida por um monstro assustador e se tranca no quarto por medo. Um dia ela enxerga atrás do espelho um caminho acolhedor para enfrentá-lo, ter confiança e conquistar a sua liberdade.

Inspirado em um sonho do diretor, o curta brinca com elementos de histórias fantásticas como Alice no País das Maravilhas para trazer para o universo familiar e infanto-juvenil questões sobre preconceito, gênero, sexualidade e sobre a importância de construir ambientes saudáveis para as crianças. Exibido em mais de uma centena de festivais, em mais de 30 países, foi amplamente premiado em festivais no Brasil e no mundo.

 

A menina e a árvore

Nascida e criada no Pantanal de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, uma menina passa a infância em meio a pássaros, rios e bichos, desfrutando da convivência com a natureza e com o seu avô, o grande poeta pantaneiro Manoel de Barros. Mais tarde, já adolescente e vivendo na cidade, ela volta à sua terra natal para se reencontrar com antigas memórias.

Exibida em mais de 15 festivais brasileiros e internacionais, a animação brinca com as palavras e os versos de Manoel de Barros, destacando a importância de se preservar a natureza. A narrativa é embalada pelos acordes de uma viola caipira e segue o ritmo das lembranças da protagonista, convocando o espectador para mergulhar no universo ficcional do escritor.

 

Caminho dos gigantes

Oquirá, uma menina indígena, vive com sua tribo na floresta. Ela se recusa a compartilhar de um ritual de passagem de um dos membros da tribo e foge para a selva. Nela, Oquirá inicia uma jornada de conhecimento do ciclo da vida, na qual os seres humanos são parte integrante da natureza.

Composta a partir de instrumentos andinos e incas, a trilha sonora assinada pelo peruano Tito La Rosa nos transporta para o ambiente mágico dos mitos indígenas. O curta foi lançado no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França, um dos mais prestigiosos eventos do gênero no mundo.

 

Teca e Tuti: uma noite na biblioteca

Teca, uma pequena traça, vive com a família e Tuti, seu ácaro de estimação, numa caixinha de costura. Como toda traça, adora comer papel, mas como também é fã de uma boa história, percebe que os livros não podem virar refeição. Quando encontram um mistério a ser desvendado, Teca e Tuti partem para a biblioteca em busca da história das suas vidas.

Uma narrativa divertida e instigante que valoriza a educação e a leitura. Foram 12 anos de produção e quase 30 mil fotos para o stop motion ⎯ técnica cujos movimentos são animados a partir de sequências de fotografias. Uma obra que conquista públicos de todas as idades, com exibições e premiações no Brasil e no mundo. Destaque para a trilha original de Hélio Ziskind, compositor de temas de Cocoricó e Castelo Rá-Tim-Bum.

 

fonte: Itaú Cultural Play


Compartilhe esta página

Muralzinho no Insta

Siga nosso perfil

Muralzinho no Face

Esta mensagem é visível apenas para administradores.
Problema ao exibir posts do Facebook. Cache de backup em uso.
Clique para mostrar o erro
Erro: (#200) Provide valid app ID Tipo: OAuthException
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.