Há algumas semanas, quem passa pelo Viaduto do Capanema, no Jardim Botânico, tem testemunhado uma grande transformação nos enormes silos do Moinho Anaconda. O concreto, pouco a pouco, ganhou vida com cores vibrantes, e, após um período de mistério, a revelação: o local se tornou a mais nova tela do renomado artista plástico Eduardo Kobra, reconhecido internacionalmente por sua arte urbana. O mural foi inaugurado recentemente, nesta terça-feira (18), consolidando-se como um novo marco cultural da cidade.
Paulistano, Kobra é um dos muralistas mais famosos do mundo, conhecido por seus murais coloridos e hiper-realistas, que frequentemente trazem mensagens de paz, diversidade e sustentabilidade. Com uma carreira que começou nos anos 1990 no cenário do grafite, ele desenvolveu um estilo próprio, marcado pelo uso de cores vivas, traços geométricos e a recriação de figuras icônicas da história e da cultura global. Suas obras estão espalhadas por mais de 30 países, adornando arranha-céus e espaços urbanos com imagens impactantes que dialogam com a memória coletiva.
A obra, intitulada “Ciclos”, ocupa uma área de 5 mil m², sendo a segunda maior já realizada por Kobra, cujas criações adornam arranha-céus ao redor do mundo. Antes de ganhar forma nas paredes da indústria de farinha, o projeto foi avaliado e aprovado pela Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) de Curitiba.
Desde 2023, a capital paranaense conta com uma legislação que regulamenta intervenções visuais em fachadas, como grafite, muralismo, poesia visual, pintura, mosaico, lambe-lambe ou colagem (sem fins publicitários).
O pedido de alvará para a obra de Kobra seguiu esse caminho legal, e, durante a análise, uma versão final da pintura foi anexada à documentação. Foi assim que a engenheira civil Thaís Schutz Millack, do Departamento de Controle do Uso do Solo (UUS), responsável pela emissão do alvará, teve a oportunidade de ver a obra praticamente em primeira mão. “Foi incrível! Ele enviou um material lindo, que imprimi em tamanho A3 e pendurei no meu armário aqui no Urbanismo. Curitiba já tem tantos painéis bonitos de outros artistas, mas ainda não tinha um do Kobra. A cidade merece, é tão linda e combina perfeitamente com arte”, comenta Thaís.
fonte: Prefeitura de Curitiba