A música “Sítio do Picapau Amarelo”, composta por Gilberto Gil para a abertura da série homônima da Globo, vai virar livro. A obra será comercializada pela editora Leiturinha, com ilustrações de Daniel Kondo.
Segundo o coordenador de produtos do Leiturinha, Paulo Fuzinelli, como a proposta é que o livro seja interativo, foram necessários muitos estudos até chegar ao resultado final.
“Foram inúmeros testes envolvendo os mecanismos de interatividade em conjunto com a narrativa visual. O resultado é uma interpretação bastante inovadora proposta por Kondo”, diz Paulo.
O volume destinado ao público infantil a partir de janeiro de 2025.
Sítio do Picapau Amarelo
Escrita pelo autor brasileiro Monteiro Lobato, a obra tem atravessado gerações e representa a literatura infantil do Brasil.
A história se passa no Sítio do Picapau Amarelo, onde vivem Dona Benta, sua neta Narizinho e a empregada Tia Nastácia. Narizinho tem como amiga uma boneca de pano chamada Emília, que ganha vida e começa a falar após ingerir uma pílula falante do Doutor Caramujo, médico do Reino das Águas Claras, no fundo do ribeirão do sítio.
Durante as férias, Pedrinho, primo de Narizinho, se junta a eles em várias aventuras, explorando mundos fantásticos como a Terra do Nunca, a Grécia Antiga, o Reino das Águas Claras e até o espaço. A obra mistura fantasia, aprendizado e descobertas, cativando gerações de leitores.
A série infantil também fez grande sucesso na TV, sendo adaptado diversas vezes. A primeira exibição foi pela TV Tupi, entre 1951 e 1962. A série também teve exibição pela Rede Globo de 1977 a 1985 e voltou com uma nova versão em 2001, ficando na telinha até 2007.
fonte: Folha de S. Paulo