O Memorial Paranista é um espaço cultural multifacetado que abriga uma diversidade de atividades artísticas, incluindo espetáculos teatrais, musicais, exposições, visitas guiadas e oficinas de arte e conservação. A programação para o mês de agosto oferece oficina, apresentação e visitas guiadas. Confira a agenda abaixo.
Oficina de escultura
31 de agosto, sábado, das 10h às 12h
O público participa de uma mediação, explorando o processo de criação de esculturas no Memorial Paranista. Durante a experiência, conhecem o funcionamento de uma fundição artística e as técnicas empregadas na criação de monumentos em bronze. Em seguida, os participantes têm a oportunidade de se envolver com técnicas básicas de modelagem, através do manuseio da argila, um dos materiais mais comuns na produção escultórica.
Na atividade, cada participante pode explorar sua criatividade, trabalhando em uma sessão de experimentação aberta, promovendo não só o aprendizado, mas também a interação e a permanência no espaço cultural. Ao término, os visitantes levam sua própria escultura.
O local recomenda que os participantes tragam um pote plástico para transportar sua escultura com mais segurança ao final da atividade.
Classificação: livre
Visita Guiada João Turin
até 31 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 18h
Um dos principais escultores paranaenses, João Turin participou do Movimento Paranista na década de 1920 e junto com outros artistas locais buscou na flora e na fauna regional inspiração para criar símbolos identitários do Paraná.
A exposição é de longa duração e aberta ao público.
Classificação: livre
Visitas guiadas pelo Memorial
até 28 de agosto, todos os sábados, das 11h às 12h15
A visita ao Memorial Paranista oferece a oportunidade de explorar as curiosidades por trás das obras de arte e dos elementos arquitetônicos e paisagísticos do Jardim de Esculturas. Durante o tour, os visitantes aprendem como funciona uma fundição artística e conhecem as técnicas utilizadas para criar monumentos em bronze.
Todos os sábados de manhã, o setor educativo do Memorial realiza uma conversa que une Arte, Natureza e História, mostrando como uma antiga fábrica de cola se transformou em um centro cultural em meio à natureza, enquanto se percorre um dos parques mais antigos de Curitiba.
Os participantes aprendem sobre as técnicas de criação e restauração de grandes monumentos e conhecem destaques do acervo, como a imponente escultura “Marumbi”, de João Turin.
A visita guiada tem duração de 1 hora. É recomendado usar repelente e protetor solar, além de calçado confortável. Ao se inscrever, o participante (ou, no caso de menores de idade, seu responsável) deve estar ciente de que sua imagem pode aparecer em registros fotográficos e audiovisuais da ação cultural, que podem ser utilizados posteriormente em divulgações institucionais do Memorial Paranista e da Fundação Cultural de Curitiba. Em caso de chuva, a visita é mantida, mas adaptada à área interna do Memorial.
Ponto de Encontro: Recepção do Memorial
Classificação: livre
Visita e oficinas em grupos
até 27 de agosto, de quarta a sexta, às 10h e às 14h
O setor Educativo do Memorial Paranista oferece gratuitamente mediações para grupos escolares, turísticos ou particulares, apresentando o processo de fundição em bronze e o trabalho artístico de João Turin. O público também pode participar de uma oficina de escultura, conhecendo técnicas básicas de modelagem em argila. As visitas são oferecidas mediante agendamento prévio, pelo email acaoedparanista@icac.org.br (sujeito a disponibilidade).
Atravessar o Mar para Sempre
Nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, o Teatro Cleon Jacques recebe a peça gratuita “Atravessar o Mar para Sempre”, às 16h, com duração de 45 minutos. Os ingressos são distribuídos uma hora antes das sessões.
Sinopse do espetáculo: De longe tudo está parado. De perto está bagunçado. Por dentro é pesado, mas é seguro e perigoso. Por fora você descobre o cheiro do sal, a ardência do sol e o medo, muito medo. Depois do medo, o frio. Você corre para o colo de quem cuida de você. Pode correr até para o colo de uma toalha. Muitas vezes, na frente do mar, você nem conhece quem te abraça. E quando o medo acaba você está lá novamente, do outro lado, marcando os pés na areia querendo voltar.
Ficha Técnica
Direção: Dico Ferreira
Elenco: Naiara Parolin e Thiago Dominoni
Dramaturgia: Thiago Dominoni
Colaboração Dramatúrgica: Dico Ferreira, Bialopse, Igor Ribeiro e Naiara Parolin
Cenógrafo e Bonequeiro: Eduardo Santos
Bonequeira: Alyne Rocha
Figurinista: Gabrielle Windmuller
Costureira: Cristina Rosa
Iluminadora: Fábia Regina
Sonoplasta: Igor Ribeiro
Vozes: Bialopse, Igor Ribeiro, Naiara Parolin e Thiago Dominoni
Orientador de comicidade: Bialopse
Consultoria em Mediação Teatral: Roberta Ninin
Equipe de Mediação Teatral: Ana Katarina Duarte, Deni Henrique e Veronica Dias
Direção de Produção: Edran Mariano
Realização: Teatro de Bagagem
fonte: Memorial Paranista
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da organização do espaço.